Se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado

Antoni Gaudí foi um importante arquiteto, um dos expoentes do modernismo. Considerado como gênio por muitos, teve uma morte curiosa. No dia 10 de junho de 1926, aos 73 anos, foi atropelado por um bonde. Devido ao seu estado após o atropelamento, não foi reconhecido por ninguém. Confundido com um mendigo, foi deixado a sua própria sorte e terminou falecendo.

Essa história em particular mostra que nosso mundo tem pesos e valores diferentes para cada ser humano. Um famoso arquiteto, merecia ser cuidado e atendido, mas um mendigo não. E Antoni Gaudí foi deixado para morrer, porque pensavam que era um mendigo.

Quando leio essa história, me sinto tentado a criticar todos aqueles que o ignoraram, por pensar que se tratava de um mendigo. E nessa hora, lembro que por vezes, também ignoro pessoas necessitadas a minha volta. Também lembro que, as vezes, trato a uma pessoa de influencia melhor que trato o meu vizinho ou funcionário. Ou trato a um médico melhor que ao porteiro do meu prédio. Concluo então que tb sou seletivo com as pessoas.

O capítulo 2 de Tiago, é muito claro quanto ao diferente trato dado a pessoas. Dos versos 2 ao 4, nos dá um exemplo direto:

Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas.
Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: “Aqui está um lugar apropriado para o senhor”, mas disserem ao pobre: “Você, fique de pé ali”, ou: “Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés”,
não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?

Tiago 2: 2 a 4

E no verso 9, a conclusão: “se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado”.

Todos temos pecados que não reconhecemos. Este, certamente é um deles. Não é natural em nós, tratar igual a qualquer pessoa. Somos tendenciosos a ter preferências. E por isso, devemos estar vigilantes.

Se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado – Devocional Diário

Oração: Senhor, tenho tendência a ser seletivo no trato para com as pessoas. Mostra-me cada vez que isso acontece, para que eu possa tratar a todos por igual. Amém.

Versículo base: Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. (NVI) Tiago 2, versos 1 e 9.

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *