Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo
Paul Walker foi um ator americano, que ficou conhecido pela sua participação nos dois primeiros filmes da Série “Velozes e furiosos“. Ironicamente, perdeu a vida em um acidente de carro. Paul estava em um evento beneficente, quando o Porsche em que estava, que era conduzido por um amigo, bateu em um poste e em uma árvore.
Paul Walker, antes de subir-se ao Porsche, disse para os que estavam com ele:
– “Em 5 minutos eu volto“.
Esse episódio me faz lembrar a advertência que encontramos em Tiago, no capítulo 4. “Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.”
O versículo nos adverte que não sabemos o que nos acontecerá amanhã. E a história de Paul Walker, nos mostra que não temos controle nem dos nossos próximos 5 minutos. E o texto de Tiago termina dizendo: “Ao invés disso, deveriam dizer: “‘e o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo‘.”
A verdade é que a vida de cada ser vivo que respira nesta terra, está sujeita a vontade do nosso Deus. Apenas viveremos e realizaremos nossos planos, se o Senhor permitir. Ele é soberano sobre aqueles creem na sua palavra, e também sobre os que não creem. A diferença é que nós, os que cremos, sabemos disso, enquanto que os não creem, seguem sua vida, pensando ter controle sobre tudo, quando na verdade, não tem controle sobre nada.
Quando sei que minha vida depende totalmente da vontade de Deus, entendo melhor a importância da oração e de colocar em suas mãos os meus planos.
Finalizo aqui a reflexão de hoje. E amanhã eu volto. Mas só “se o Senhor quiser“.
Oração: Senhor, se tu quiseres, amanhã eu executarei os meus planos. Mas sei que minha vida depende unicamente da tua soberana vontade. Por isso, te entrego cada um dos meus planos. Amém.
Versículo base: Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. (NVI) Tiago 4:13-15