Se complicado também dá…
Um ditado que minha mãe sempre repetia para nos ensinar a facilitar as coisas era esse: “Se complicado também dá, porque fazer fácil?” Assim, eu pude crescer pensando em buscar a simplicidade nas minhas ações. Acabei desenvolvendo uma qualidade que acredito foi muito importante no meu crescimento profissional: a simplicidade!
Gosto de pensar que nada na vida é fácil. Mas tudo pode ser simples. Empreender, por exemplo, não é algo fácil e jamais será. Mas não precisa ser complicado. Pode ser simples! Uma ideia de negocio, precisa ser simples de explicar, entender e executar. A dinâmica de uma empresa requer de processos simples e não complexos, pois a complexidade nos leva a cometer erros e faz os processos serem lentos. Por outro lado, um relacionamento também deveria ser simples. Não fácil, mas simples! Simples na definição e cumprimento dos papeis de cada um na relação. Simples no dia a dia, no dialogo, na comunicação.
Simplicidade é muito diferente de facilidade. Simplicidade é uma escolha! A dificuldade é imposta pelo caminho! Subir uma montanha pode ser difícil! Mas pode ser simples, se você levar apenas o básico e o necessário ou complexo, se levar uma carga muito pesada.
Veja que atitudes simples podem mudar o dia de alguém: um bom dia sincero, um abraço apertado, um bombom surpresa na mesa do trabalho, um convite para um café ou um “lembrei de você”!
Seja simples! Faça simples! Mas é claro… complicado também dá !!
Oração: Senhor, eu quero ser simples em minhas atitudes, processos e decisões. Livra-me Senhor, da complexidade! Amém!
Versículo base: O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou. (NVI) Salmos 116:6