Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra
Basta um episódio de violência para dividir opiniões na mídia e nas redes sociais. No entanto, qualquer debate sobre violência apenas vira debate, porque muitos entendem que a violência sim, se justifica, dependendo as circunstâncias. Por outro lado, alguns apenas disfrutam da violência, quando não as atinge. E finalmente, todos os que desejam ver “justiça“, ficam satisfeitos e felizes ao ver um “engraçadinho” levar a pior.
Claro que estou falando do “tapa” dado pelo ator Will Smith ao seu colega de trabalho, o também ator Crhis Rock, durante a cerimônia do Oscar.
Eu pergunto. Para nós, cristãos, o que justificaria um ato de violência? Um ataque a honra? Uma piada de mau gosto?
A jornalista Rachel Sheherazade “se sentiu de alma lavada“. Um familiar meu disse, em relação a Will Smith: “Fiquei ainda mais fã desse cara…“. Um desconhecido disse que “tapa não é violência” e que o tapa foi “pedagógico“. Eu não me surpreendo com as opiniões do mundo, mas me impacta quando um cristão tem prazer ou aprova qualquer forma de violência. Porque aprovar qualquer forma de violência é não ter entendido nada do que Cristo ensinou:
“Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.” Lucas 6:29. E se não é o suficientemente claro, na sequencia o texto é autoexplicativo: “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. (…) Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. (…) Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso“, Lucas 6:34-36
Ser Cristão é ser diferente, é pensar o oposto deste mundo. É não pactuar com um mundo onde a melhor resposta é uma agressão. É oferecer a outra face. Sempre!
Oração: Senhor, não quero pactuar com a violência em nenhuma circunstância. Como cristão, quero marcar a diferença neste mundo. Eu quero oferecer a outra face. Amém!
Versículo base: Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. (NVI) Lucas 6:29-30