A discussão

Uma espada e uma bainha. Mateus 26:52

Ricardo dos Santos, mais conhecido como Ricardinho foi uma grande promessa do surfe brasileiro. Sua vida, no entanto, terminou de maneira trágica em um crime motivado apenas pela falta de dominio próprio. Era 19 de janeiro de 2015 e Ricardinho e seu pai trabalhavam em uma obra em sua casa na Guarda do Embaú, em Palhoça-SC, quando o policial militar Luiz Paulo Motta Brentano, que estava de folga naquele diz, estacionou seu carro onde havia uma tubería. Ricardinho pede que o carro seja retirado, o que desagrada o policial militar. Uma discussão se segue e termina com dois tiros disparados pelo policial militar contra Ricardinho, que veio a falecer no dia seguinte. O agora ex-policial militar, Luiz Brentano foi condenado a 17 anos de prisão, mas migrou para o regime semiaberto em Maio de 2020.

Uma discussão, a falta de dominio próprio e uma arma na mão. A soma desses 3 ingredientes sempre terminará em tragédia. Se tirarmos algum desses 3 elementos da cena, a tragédia não sucederá.

Por isso, o primeiro é evitar toda e qualquer discussão. Romanos 12:18 nos pede que “dentro do possível, vivam em paz com todos”. Isso significa que devemos evitar as discussões. Logo, o seguinte passo é ter dominio próprio. Não posso garantir que o outro o tenha, mas posso tê-lo, se sou cheio dos frutos do Espírito Santo, conforme Gálatas 5. E finalmente, a arma. E se por um lado, eu tampouco posso decidir que a outra parte não tenha uma arma, eu posso decidir não tê-la. Posso eu decidir não ter uma arma que possa levar-me a cometer uma loucura.

Que Deus abençoe seu dia.

Oração: Senhor, eu decido evitar as discussões, desenvolver meu dominio próprio e não ter uma arma que possa ser ferramenta para uma tragédia. Amém!

Versículo base: Disse-lhe Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão. (NVI) Mateus 26:52


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *