Revolta dos Malês

Balão de conversação com o versículo Isaías 55:11

A revolta dos Malês aconteceu na cidade de Salvador, na madrugada de 24 para 25 de janeiro de 1835. Naquele momento, Salvador tinha cerca de 64 mil habitantes, dos quais, 40% eram escravos e 78% eram negros ou mestiços. A revolta dos Malês, era um plano dos escravos para tomar o poder. O plano, no entanto, fracassou, pois na noite de 24 de janeiro, uma denuncia anônima para o departamento de polícia da cidade, fez com que a força policial tivesse tempo de preparar-se e impedir a revolta.

Embora não se saiba até hoje de onde veio a denuncia anônima da revolta, o mais provável é que ela tenha sido feita por algum escravo, que era contrario a revolta. Com a denuncia, a revolta durou menos de 24 horas. Alguns dos líderes malês foram condenados a morte e outros foram açoitados.

Embora fracassada, a revolta foi um passo importante para a abolição da escravatura no Brasil, mesmo que essa tenha acontecido somente 50 anos depois. A partir da revolta dos Malês, em 1835, a sociedade de Salvador passou, não apenas a temer os escravos, mas também a questionar a escravidão.

É possível que não vejamos os frutos do nosso trabalho. É possível que hoje, você faça coisas que parecem não dar resultado ou que seu impacto não é tão grande quanto você gostaria. É muito possível também, que você se sinta traído ou abandonado por pessoas das quais esperava apoio em seus projetos. No entanto, é preciso ter fé de que nada é em vão. “Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei“, diz Isaías 55:11.

Não desista de lutar. Não desista de um projeto que Deus colocou no seu coração. Não desista de um filho, de um esposo ou de um amigo. Por mais que suas palavras pareçam como folhas lançadas ao vento, elas não voltarão vazias e atingirão o seu propósito.

Oração: Senhor, eu quero persistir com meus projetos, meus filhos, com meus familiares e com meus amigos. Não quero desanimar, mesmo quando ainda não vejo os frutos. Amém!

Versículo base: Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. (NVI) Isaías 55:11


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *