Reclamar não muda nada

Confesse agora: é difícil não reclamar.

Basta que aconteça alguma situação desagradável, imprevista ou injusta, que a primeira e mais imediata reação é reclamar. Reclamar da chuva ou do sol, do frio ou do calor, do preço de um produto, dos impostos, do governo ou do time de futebol é algo que fazemos com mais frequência do que nos damos conta.

Mas há uma verdade sobre reclamar, que precisamos reconhecer: reclamar não muda nada.

Imagine que você está viajando e fura um pneu do seu carro. Qual opção pode solucionar o problema?
a) Sentar e reclamar.
b) Trocar o pneu do carro.

E agora eu pergunto: reclamar do frio aquece o ambiente? Será que reclamar do preço da carne faz o preço baixar no caixa do supermercado? Reclamar da chuva faz sair o sol? Na verdade, reclamar apenas faz de você alguém chato e desagradável, que ninguém quer ter por perto.

O que muda uma situação é a ação. Se está chovendo, leve um guarda-chuva, mas avance. Se faz frio, abrigue-se bem e vá a luta. Se a carne está cara, estude mais, trabalhe mais, construa um projeto de vida que possa melhorar a sua situação econômica. Porque se a sua opção for apenas reclamar, acredito que os resultados não serão satisfatórios.

A própria palavra de Deus nos exorta: “Façam tudo sem queixas nem discussões”.

Quando sentir o desejo de reclamar de algo, pergunte-se a si mesmo: “Esta reclamação trará algum resultado prático?” E logo, pergunte-se: “O que posso fazer nesta situação?” E surpreenda-se com os resultados.

Oração: Senhor, eu quero abandonar as queixas, as discussões e as reclamações, pois elas não trazem nenhum resultado prático a minha vida. Que eu possa ser alguém que toma ação, sem reclamar. Amém.

Versículo base: Façam tudo sem queixas nem discussões. (NTLH) Filipenses 2:14


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *