Quem vence essa corrida?
Quem venceria uma corrida entre um leopardo, um humano, um cavalo e um lobo? Talvez você se surpreenda com a resposta, mas o resultado seria: depende.
Talvez você pensou que o leopardo seria o favorito, visto que é considerado como o animal mais rápido em solo do planeta. No entanto, o leopardo venceria em uma corrida de curta distância, como 100 metros, visto que tem baixa resistência e pouca força. Já em uma corrida de longa distância, e colocando o clima como um fator adicional, teríamos diferentes opções de vencedor. Larga distância com temperatura alta, provavelmente o homem venceria seguido do cavalo. Em temperatura baixa, o lobo seria o vitorioso, com o cavalo em segundo lugar.
O que podemos aprender? Que nossas habilidades serão mais ou menos importantes em diferentes ocasiões. Por isso, jamais deveríamos sentir-nos mais ou menos do que ninguém. Posso ser bom para algumas coisas e terrível para outras. E certamente acontece o mesmo com os demais. No entanto, quando eu desprezo alguém que não tenha as mesmas virtudes que eu tenho, não uso um adequado parâmetro de comparação. E tampouco é correto sentir-me desvalorizado diante das virtudes e qualidades do outro.
Deus deu a cada um de nós talentos e habilidades diferentes, e a su vez, complementares. Basta que cada um aceite e respeite as suas próprias virtudes e as do outro.
Oração: Senhor, não quero considerar-me superior ou inferior aos demais, porque aprendo na tua palavra que todos somos diferentes. Amém.
Versículo: Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses “super-apóstolos”. Eu posso não ser um orador eloqüente; contudo tenho conhecimento. De fato, já manifestamos isso a vocês em todo tipo de situação. (NVI) 2 Coríntios 11:5-6