Quem peca e reza, empata?
Se você, assim como eu, aprecia um bom jogo de futebol e gosta de ir aos estádios para assistir de maneira presencial, sabe o quanto pode ser frustrante assistir um jogo, cujo placar terminou em 0 a 0.
Na última Copa do Mundo, em 2022, 7 jogos, de um total de 64 partidas, terminaram 0 a 0. Isso representou 11% das partidas disputadas.
O gol, é o grande objetivo em um jogo de futebol. Todas as equipes preparam suas táticas e estratégias para marcar gols e evitar os gols dos adversários. Mas o gol é apenas o objetivo da partida. Porque por trás do objetivo de uma partida, está uma meta maior, que é a conquista de um campeonato, sendo o gol, apenas um meio para alcançar este objetivo maior.
Algo parecido acontece em nossa vida cristã. Nós temos um objetivo maior, que é a salvação em Cristo Jesus, e a transformação do nosso caráter, para ser cada vez mais parecidos a Ele. Este objetivo maior, apenas será alcançado de maneira definitiva no final do campeonato, quando terminar a nossa jornada aqui na terra, e alcancemos a glória eterna, para estar na presença dEle, no reino dos céus.
Mas até lá, cada dia é uma partida. E nessa partida, precisamos marcar GOLS. Os gols marcados, cada dia, nos levarão as vitórias e a conquista do objetivo maior.
E como marcamos gols? Eu marco gols quando eu oro, quando leio a palavra de Deus e medito nela. Eu marco gols quando eu amo o meu próximo como a mim mesmo e cumpro os mandamentos da palavra de Deus. Mas preciso lembrar que existe um adversário que quer marcar seus gols contra mim. Esse adversário é o diabo, e cada vez que eu cedo as tentações, ele também marca um gol. Cada vez que eu me deixo levar pelo meu orgulho, pela indiferença e ignoro os princípios da palavra de Deus, estou permitindo gols do meu adversário.
Isso então quer dizer que podemos “compensar” pecados com oração? Ou como diz a famosa frase “quem peca e reza, empata”? De modo nenhum. Porque a oração sem genuíno arrependimento, é um gol anulado. A boa ação para compensar um pecado oculto, é um gol que foi marcado em impedimento, que não tem valor algum. Muitos estão celebrando gols, sem observar, que o árbitro auxiliar já levantou a sua bandeira, apontando sua posição irregular.
Que na “partida” de hoje, você possa marcar gols e evitar os gols do seu adversário. Que o dia de hoje seja de vitória, nesta caminhada para a conquista do prêmio maior.
Oração: Senhor, preciso de ti na “partida” de hoje. Preciso marcar gols para obter a vitória no dia de hoje. Me ajuda Senhor, pois sem ti, nada posso fazer. Amém.
Filipenses 3:13-17
¹³ Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
¹⁴ Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
¹⁵ Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.
¹⁶ Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.
¹⁷ Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
Filipenses 3:13-17 (ACF)