Quem despreza o seu vizinho peca

Fernanda Aline foi uma jovem que mudou de residência e encontrou a morte. Ela residia em Blumenau, Santa Catarina e ao mudar-se para um Quitinete, não sabia que ao lado da sua nova residência, morava um estuprador. Na sua primeira noite dormindo na nova morada, ela foi estuprada e assassinada. Mas esta seria apenas mais uma entre tantas terríveis histórias de estupro e assassinato senão fosse por um detalhe cruel: a total indiferença com a vida da jovem.

Quando foi atacada pelo vizinho na madrugada de domingo, Fernanda Aline gritou e gritou muito. As câmeras do circuito interno do conjunto registraram durante 10 minutos os gritos da jovem, em plena madrugada. Seria impossível nenhum vizinho ouvir, devido a proximidade das residências entre si. Mas ninguém fez nada para averiguar o que estava acontecendo. Além disso, o corpo sem vida da jovem seria encontrado apenas na segunda-feira, por colegas de trabalho que estranharam a sua ausência. E finalmente, o próprio estuprador, antes de cometer o ato, enviou uma mensagem de Whatsapp a uma amiga, contando o que faria. E essa amiga também não fez nada para impedi-lo.

Fernanda Aline poderia ter sido salva, por um vizinho ou pela amiga do estuprador. Mas eles escolheram olhar para um lado e ignorar a vida em iminente perigo desta jovem.

Provérbios 14, verso 21, diz: “O que despreza ao seu vizinho peca”. Aqueles vizinhos cometeram pecado ao ignorar os gritos da jovem. Tiago 4, verso 17 confirma isso: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”.

Talvez nós não tenhamos uma vizinha sendo assassinada. Mas isso não significa que não estamos ignorando a necessidade do próximo. Se eu ignoro, de maneira deliberada, a necessidade do meu próximo, estou em pecado. Preciso estar atento as necessidades de todos que estão próximos a mim, sejam eles conhecidos ou desconhecidos. Sem importar se legalmente eu tenho responsabilidade, preciso lembra que diante de Deus, eu a tenho. E eu decido servir a Deus, não aos homens.

Oração: Senhor, quero estar atento as necessidades do meu próximo. Não quero ser alguém que ignora um clamor de ajuda. Ajuda-me Senhor a sempre agir conforme a tua palavra. Amém

²⁰ O pobre é odiado até pelo seu vizinho; mas os amigos dos ricos são muitos.
²¹ O que despreza ao seu vizinho peca; mas feliz é aquele que se compadece dos pobres.
²² Porventura não erram os que maquinam o mal? mas há beneficência e fidelidade para os que planejam o bem.
²³ Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, só encaminham para a penúria.

Provérbios 14:20-23 (NTLH)


Loading

Compartilhe:

One Comment

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *