Que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita

Mãos separadas, a direita com um coração e a esquerda com um ponto de interrogação.

Se você quer ter menor probabilidade a sofrer um acidente de carro, tenha um carro cor prata. Um estudo realizado na Nova Zelândia concluiu que um carro cor prata tem 50% menos probabilidade de sofrer um acidente. Isso se deve a capacidade que a cor prata tem de refletir qualquer luz, tornando o carro mais visível para os demais veículos. E uma coisa fundamental no trânsito é ser vistos. A orientação de usar luzes durante o dia, por exemplo, não é para que o motorista possa ver melhor, e sim, para que ele possa ser visto pelos demais. Ser visto no trânsito é fundamental.

No entanto, exatamente o oposto ocorre quando fazemos boas obras. Não devemos ser vistos. Na verdade, devemos, literalmente, ser invisíveis. Quando fazemos boas obras esperando visibilidade ou reconhecimento, nossa ação visa apenas satisfazer nosso próprio ego. E quando isso acontece, quando nosso ego é satisfeito, já recebemos a nossa recompensa. No entanto, se fazemos boas obras em segredo, teremos uma recompensa eterna.

Isso é o que Jesus ensinou no texto de hoje, em Mateus, capítulo 6. “Que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita”, significa, simplesmente, fazer as boas obras em segredo.

Finalizo esta reflexão com duas perguntas muito simples:
1. Você tem feito boas obras?
2. Caso positivo, suas boas obras são feitas em segredo ou para receber reconhecimento e gratidão terrenal?

Oração: Senhor, quero ser alguém que pratica as boas obras. Mas quero fazê-las em segredo e não para satisfazer meu ego. Amém!

Versículo base: “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”. (NVI) Mateus 6:1-4


Loading

Compartilhe:
Tags:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *