Quando você julga, se coloca como juiz

O martelo de um juiz. Tiago 4:11

Aconteceu na madrugada do dia 02 de fevereiro de 1959. Na montanha Kholat Syakhl, que significa, montanha dos mortos, 9 esquiadores perderam a vida. O local onde ocorreu o incidente hoje é chamado de Passo Dyatlov, em homenagem ao líder do grupo de esquiadores. O caso tornou-se um mistério até hoje não resolvido, visto que dois esquiadores tinham o crânio fraturado e outros dois, tinham costelas quebradas e alguns deles estavam com pouca roupa, o que indicava uma possível fuga em pânico das suas barracas. Livros foram escritos sobre o caso e até hoje não há uma resposta clara para o que aconteceu.

Muitas teorias foram criadas para o incidente: avalanche, testes militares russos, um infrassom (ondas sonoras de vento que causaram pânico) ou desnudamento paradoxal, quando pessoas hipotérmicas retiram suas roupas em resposta a uma sensação de calor ardente. Até a hipótese de um possivel “Ieti“, o abominável homem das neves, foi levantada.

Criar teorias sobre coisas que não sabemos, é o que estamos acostumados a fazer todos os dias. Quão rápido nós não julgamos e condenamos o nosso próximo, sem sequer ter estado ali para saber o que aconteceu ou o motivo para que alguém tivesse tal atitude. Estamos sempre prontos para falar sobre a vida dos demais, o que fizeram ou deixaram de fazer, mas realmente nós não sabemos. São apenas teorias, porque não podemos falar sobre o que não vimos ou presenciamos.

Uma coisa que tenho buscado diariamente (e não é fácil) é lutar contra esse irresistível desejo de julgar o outro, de criar teorias sobre o que as pessoas fazem, como elas pensam e o que pretendem fazer.

Aquele que julga seu irmão, torna-se juiz, segundo o texto base de hoje. Mas há apenas um juiz e ele é Deus. Quem somos, eu e você, para tomar o lugar de Deus?

Oração: Senhor, não sou juiz, porque há um só juiz. Tira do meu coração e da minha mente o desejo de constantemente julgar o meu próximo. Amém!

Versículo base: Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? (NVI) Tiago 4:11-12

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *