Quando é momento de fugir?

Homem corre com dois pontos de interrogação atrás dele

Algo que todos deveríamos saber sobre tsunamis é isso: a primeira onda de um tsunami geralmente não é a mais forte. As próximas ondas, certamente serão maiores e mais fortes. Por isso, jamais pense em ficar com um celular gravando o tsunami ao perceber a primeira onda. Apenas corra. E corra muito, porque um tsunami pode chegar até 805 quilômetros por hora. Ou seja, se você não começar a se afastar o quanto antes, poderá ser tarde demais.

Há momentos na vida em que a única coisa a se fazer é fugir. Logo depois do nascimento de jesus, um anjo apareceu a José e disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. Sempre que leio este texto, fico pensando em porque Deus simplesmente não impediu Herodes de encontrar a Jesus. Certamente, Deus tinha poder para fazer qualquer coisa, como cegar os soldados, fazer José e Maria invisíveis com o menino, ou até mesmo acometer a Herodes de uma doença. Mas Deus optou por ordenar a eles a fuga. E com esse texto, posso apenas aprender de que há momentos na vida, em que sim, é preciso fugir.

Como saber então quando é momento de fugir? Também aprendo no texto: quando é uma orientação do Espirito Santo. José e Maria não escolheram fugir porque tinham medo, não foi um ato da carne, da sua ansiedade ou dos seus temores, mas foi sim, orientação de Deus. Eles apenas fugiram, porque assim foi ordenado por Deus.

Por isso é tão importante ter uma relação intima com Deus e com o Espírito Santo. Só assim, poderei saber, se a minha “fuga” é orientação de Deus ou fruto dos meus medos e ansiedades. Mas sim, há momentos de fugir. No entanto, eles serão raros, como diante de um Tsunami ou diante da ordem de Deus.

Oração: Senhor, não quero ser daqueles que fogem. Mas sei que haverá momentos em que sim, será necessário. Quero ter discernimento para saber quando. Amém!

Versículo base: E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho. Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. (NVI) Mateus 2:12-13


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *