Por que crer na Bíblia?

Por que Crer na Biblia

Uma das questões mais importantes em relação a fé é crer na Bíblia, como a palavra de Deus. Vejo que muitas pessoas, de fato, não creem na Bíblia. Ou creem em algumas coisas sim e em outras não. Algumas pessoas podem creer que Jesus morreu e ressuscitou dentre os mortos, mas não crê no diluvio. Ou talvez possam ler o Salmo 23 como uma bela poesia, mas não crê que homossexualismo é pecado e não agrada a Deus. Ou seja, nos tornamos seletivos e ficamos em dúvida se a Bíblia é de fato, a palavra de Deus.

Um dos grandes objetivos do nosso inimigo, o diabo, é tirar a credibilidade da Bíblia como a palavra de Deus. Se ele consegue isso, fatalmente nossa fé será abalada. Sem o alimento diário da palavra de Deus, ou lendo e duvidando da sua veracidade, nossa fé jamais será fortalecida. E seremos como o “o metal que soa ou como o sino que tine”, 1 Coríntios 13:1, sem nenhum fruto real.

A nossa fé, no entanto, requer a crença total na Bíblia, como a palavra de Deus. Esta crença absoluta na Bíblia é muito importante. Muito mesmo. E vou explicar com um contexto histórico muito relevante.

A trindade

A trindade é um dos mistérios bíblicos mais importantes revelados pelo homem. Pelo fato dela não estar explicita na Bíblia, é preciso estudar a palavra com muita atenção para poder compreende-la.

Veja que Jesus, na grande comissão, citou a trindade: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo“, Mateus 28: 19.

Também o apóstolo Paulo em suas saudações citava a trindade: “A graça do Senhor Jesus Cristo (o Filho), o amor de Deus (o Pai) e a comunhão do Espírito Santo (o Espírito Santo) sejam com todos vocês”, 2 Coríntios 13:14.

Mas qual a relação da trindade com a Bíblia e porque estou citando a mesma neste estudo? Porque a Bíblia nos apresenta de maneira muito clara cada um dos membros da trindade e nossa história humana, está repartida da mesma forma.

Vejamos como!

Antigo Testamento – A manifestação do Deus Pai

Deus Pai

O antigo testamento nos traz, desde o principio, a manifestação do Deus pai presente na vida da humanidade. Desde o Jardim do Éden, quando nosso Deus caminhava no jardim ao entardecer (Gênesis 3:8), na aparição para Abraão (Gênesis 18), a Moisés (Êxodo 3), a Josué (Josué 1) e a tantos outros.

Durante todo o antigo testamente, podemos ver a clara manifestação do Deus Pai ao homem, conversando, orientando, abrindo o mar, fechando a boca de leões ou em meio a uma sarça ardente.

Todo o antigo testamento registra e documenta a manifestação do Deus Pai na terra.

Ao mesmo tempo, o antigo testamento, por meio das suas profecias, fala sobre a vinda de Jesus. Vou citar apenas algumas referencias:

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7:14

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2

Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. Malaquias 3:1-2

Novo Testamento – A vinda do Deus Filho

O novo testamento nos traz um relato completo e detalhado da vinda de Jesus Cristo, o filho de Deus. Temos portanto, no novo testamento, a presença do verbo feito carne, habitando entre nós e cumprindo a missão para o qual veio.

Deus Filho

O novo testamento retrata tudo relacionado a Jesus, desde o seu nascimento, sua educação, crescimento, ministério, milagres, morte e ressureição.

Assim, o novo testamento é a clara manifestação do Deus Filho entre nós

No entanto, o novo testamento também antecipa a vinda do Espírito Santo e logo, relata a sua chegada.

Hoje – O Espírito Santo

Apenas 10 dias depois que Cristo ascendeu aos céus, o Espírito Santo veio, no dia de pentecostes. E desde então é nosso guia, conselheiro, nosso orientador e auxiliador.

Além do Espírito Santo, também contamos com a palavra de Deus, a qual podemos ler e compreender com a ajuda do Espírito Santo.

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. João 14:16-17

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1:8

5 razões para acreditar que a Bíblia é a palavra de Deus

Já podemos entender que a Bíblia traz a mais pura transcrição do próprio Deus, nas suas 3 pessoas, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Podemos entender que Deus Pai se fez presente em todo o Antigo Testamento, o Deus Filho no Novo Testamento e o Espírito Santo está conosco agora, nesse exato momento.

Ainda assim, se não é suficiente, quero deixar 5 razões finais para crer na Bíblia como a verdadeira e única palavra de Deus.

1. Coerência e harmonía

A Bíblia que conhecemos é conformada por 66 livros diferentes, escritos por vários autores e dentro de um período aproximado de 1500 anos. Os autores foram reis, governadores, pastores de ovelhas, pescadores ou médicos. E mesmo em meio a tanta variedade de autores, em um período tão largo de tempo, não há nenhum único registro de contradição.


Isso jamais seria possível sem a inspiração do Espírito Santo. É impossível que pessoas tão diferentes, de regiões e hábitos tão distintos, em épocas tão distantes, possam fazer registros históricos e de ensino, com tamanha harmonía. Só o Espírito Santo poderia garantir tamanha concordância.

2. Profecias cumpridas

São muitas as profecias da Bíblia que já foram cumpridas. Todas as profecias que no antigo testamento anunciavam a vinda do Messias, se cumpriram. Até mesmo a que anunciou a vinda de João Batista, quem prepararia o caminho para o Salvador.

O profeta Daniel, quem viveu aproximadamente 600 anos antes de Cristo, profetizou a queda do imperio romano, o que aconteceu apenas 400 anos depois de Cristo, ou seja, praticamente 1000 anos depois.

No entanto, muitas outras profecias tem se cumprido ao longo do tempo: profecias sobre guerras, doenças, enganadores, falsos profetas e sobre a degradação da humanidade também se cumprem diante dos nossos olhos, dia após dia.

3. Veracidade histórica

A grande maioria dos historiadores não identifica falências nos registros históricos da Bíblia. Pelo contrário, a maioria dos registros históricos da Bíblia tem sido confirmados ao longo dos anos. Para citar apenas dois exemplos, recentemente, em 2010, foi descoberta por meio de escavações a parede de Salomão, mencionada em 1 Reis. Um pouco antes, em 2005, encanadores acabaram encontrando, em Jerusalém, uma reserva de água que os historiadores acreditam ser o reservatório de Siloé, citado no livro de João quando Jesus tira água para curar um cego de nascença.

Por outro lado, outros historiadores mais próximos a época bíblica como Flavio Josefo e Públio Cornélio Tácito fizeram registros sobre a vida de Jesus.

A história confirma a veracidade da Bíblia

Enfim, se houvesse qualquer inconsistência relevante, ela certamente já teria sido difundida e invalidado a Bíblia há muito tempo.

4. Jesus citava as escrituras

Até mesmo Jesus citava as escrituras. Vemos isso em vários textos, como Mateus 4: 10 e 12:40, ou Lucas 24:27, João 7:38 e em muitas outras. Jesus citava as escrituras, e as utilizava para seus ensinos.

Ora, se Jesus era o filho de Deus e citava as escrituras, podemos facilmente concluir que acreditava nelas. E que as confirmou como sendo a palavra da verdade.

5. Atual

A Bíblia foi escrita a quase 2 mil anos atrás. O mundo tornou-se tecnológico, moderno e conectado. A ciência avançou, o homem tem cada vez mais domínio e conhecimento sobre nosso planeta e o universo. No entanto, a Bíblia segue sendo atual. Você pode, ainda hoje, abrir as escrituras, ler um versículo e pensar “Uau, isso foi escrito para mim“.

Só posso pensar que palavras tão poderosas e transcendentais ao longo do tempo, tenham, de fato, vindo de Deus, ou do contrário já estariam obsoletas.

Creia na Bíblia

A Bíblia é tão verdadeira que não criou falsos heróis. A Bíblia é totalmente transparente ao relatar o quão falhos e humanos foram seus heróis. Varios de seus heróis, foram adúlteros, assassinos, mentiros e corruptos, e a Bíblia revela todos e cada um dos seus pecados. Sem meias palavras.

Por isso, podemos hoje, eu e você, identificar nossas próprias falhas e tornar-nos melhores servos de Deus.

Eu decido crer na Bíblia. E declaro que é a verdadeira palavra de Deus, escrita por seu próprio punho e letra. Amém!


Loading

Compartilhe:

One Comment

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *