Por que não fazem um acordo de paz?
Meu filho menor, Zach Matheus, me perguntou:
– “Pai, ainda existem guerras no mundo?”
– “Claro filho, ainda há países em guerra, infelizmente”, respondi de imediato.
– “Pai, e por que eles não fazem um acordo de paz?”, me perguntou novamente, com um olhar de preocupação.
É bem difícil responder essa pergunta. Por que não fazem um acordo de paz?
Então lembrei que não é só entre países que é difícil um acordo de paz. Muitas vezes, na própria família é difícil obtê-lo. As brigas e divisões na família, os divórcios, pais que não falam com os filhos, irmãos que cortam as relações, familiares que bloqueiam parentes em redes sociais. Por que não podem chegar a um acordo de paz?
Talvez a resposta esteja em Filipenses 3:19: “Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.”
Quando vivemos pensando apenas nas coisas terrenas, não somos capazes de chegar a um acordo de paz. “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” Porém, quando entendemos que não pertencemos a este mundo, as coisas daqui se tornam banais, e então, podemos deixar o orgulho de lado e reconciliar-nos com todos.
Oração: Senhor, não há nada que seja terrenal que justifique uma divisão ou guerra com o meu próximo. Somente as coisas do reino do céu é que são importantes. Amém!
Versículo base: Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. (NVI) Filipenses 3:18-20