Por que Ló foi chamado “justo”?

Talvez alguma vez, você tenha se perguntado: como é possível que Pedro tenha se referido a Ló como “justo”? Isso está em 2 Pedro 2:7: “E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis”.

Se você conhece a história de Ló, poderá ver várias razões para que, “justo”, não pareça uma palavra adequada para definir a Ló. Vejamos:

  • Ló andava por vista e não por fé, como Abraão – Gênesis 13:1-10
  • Ló ofereceu suas duas filhas para serem estupradas pelos homens de Sodoma – Gênesis 19:4-8
  • Deixou-se alcoolizar e praticou incesto, tendo filhos com suas próprias filhas – Gênesis 19:30-36

E mesmo com esse “currículo”, Pedro se refere a Ló como “justo” e isso fica registrado na Bíblia, que é a palavra de Deus. Como isso é possível?

A vida de Ló é um ótimo exemplo para que possamos entender, que não são as nossas ações que nos tornam justos. Pelo seu próprio agir, nenhum homem poderia ser chamado justo diante de Deus. “Não há um justo, nem um sequer”, Romanos 3:10

Em Gênesis 15, verso 6, se referindo a Abraão, a palavra diz que “creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça”. Esta passagem é citada por Paulo, em Romanos 4, quando tenta explicar como o homem é justificado diante de Deus. “Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”.

Em ambos versículos, está explicado o que torna alguém justo: Crer no Senhor. Abrão creu no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça, ou seja, isso o tornou justo diante de Deus, assim como Ló, também creu e tirou sua família de Sodoma, e a livrou da destruição que sobreveio aquela cidade. Poderíamos então dizer: “E creu Ló no Senhor, e isso lhe foi imputado por justiça”.

Todo o capítulo 4 de Romanos, foi escrito, para que possamos entender como somos justificados por Cristo e não por nossas obras. Por isso, no verso 4 diz que “o salário que um trabalhador recebe não é um presente”. Se recebêssemos o que merecemos por nossas obras, não haveria graça. E no verso 5, explica que é a fé que nos justifica: “a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente.”

A minha fé em Deus é que me torna justo diante dEle. Louvado seja seu nome por isso!

Oração: Senhor, sou grato pela tua palavra pois ela me dá entendimento. Não são as minhas obras que me imputarão justiça, mas sim, a minha fé em Cristo, que morreu no meu lugar. Amém.

Versículo base: Pois o que é que as Escrituras Sagradas dizem? Elas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” O salário que o trabalhador recebe não é um presente, mas é o pagamento a que ele tem direito por causa do trabalho que fez. Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente.” (NTLH) Romanos 4:3-5


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *