Por que Jesus chamou Pedro de “Satanás”?

Pedro sendo chamado de Satanás por Jesus.

Uma passagem em Mateus 16 relata um surpreendente acontecimento entre Jesus e Pedro. Para fundamentar esta reflexão, vou trazer o texto completo aqui:

21. Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.
22. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!”
23. Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.

Mateus 16:21-23

Duras as palavras de Jesus, não é mesmo?

Mas por que Jesus teria se referido a Pedro como Satanás? Finalmente, minutos antes o próprio Jesus tinha dito a Pedro que sobre ele seria fundada a igreja: “E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.” Mateus 16:18

Nenhum registro bíblico é em vão e nenhum acontecimento registrado é irrelevante. Todos os acontecimentos registrados na Bíblia tem o propósito de trazer a nós ensinamentos. E nesta história, podemos aprender uma verdade muito importante que é esta: mesmo um Cristão, pode agir baixo a influência de um demônio.

Não há duvidas de que Pedro amava a Jesus e o seguia incondicionalmente. Mais que isso, foi talvez o mais importante entre todos os 12 discípulos, o escolhido para liderar o estabelecimento da igreja. Mas mesmo um líder, cristão verdadeiro e referência na fé pode (e de fato foi) ter sua mente invadida por pensamentos colocados pelo diabo. E foi o que aconteceu. Satanás estava usando a Pedro para tentar persuadir a Cristo para que não morrera em nosso lugar. E Pedro não foi capaz de decifrar estes pensamentos e saber que não vinham de Deus. Logo, Jesus então se refere diretamente a Satanás (e não a Pedro) dizendo: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. Jesus falou direto a Satanás, quem era o verdadeiro autor daquelas palavras ditas por Pedro.

É por isso que você e eu precisamos diariamente revisar o que falamos ou pensamos. O diabo é astuto e coloca pensamentos e palavras em nossa boca que podem parecer até “piadosas”, mas que são demoníacas. Que o Espírito Santo nos ajude a discernir entre a voz do Espírito e a de Satanás.

Oração: Senhor, quero sempre falar e pensar nas coisas que venham de ti. Repreendo a Satanás e seus pensamentos e palavras colocadas em minha boca. Amém!

Versículo base: Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!” Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. (NVI) Mateus 16:22-23


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *