“Por qué, Ben?”

Ben Jhonson, capa de revistas. Gálatas 5: 17

Ben Jhonson foi um velocista que ganhou notoriedade mundial nos Jogos Olímpicos de Seoul, em 1988, venceu os 100 metros rasos, batendo o próprio recorde mundial, alcançando a marca de 9.79 segundos. Ben Jhonson era o orgulho canadense que estampou nas manchetes dos seus jornais “Benfastic” e “O Rei de Seoul“. No entanto, apenas 3 dias depois, o exame antidoping apontou o uso de substâncias proibidas. Ben Jhonson perde sua medalha, o recorde mundial e é punido por 2 anos. O atleta ainda seria pego em exames antidoping em mais duas oportunidades, até ser banido definitivamente do esporte. Logo após o resultado do seu primeiro doping, a manchete do “Sun” foi: “Por qué, Ben?”

Muitas vezes cometemos erros e decepcionamos as pessoas a nossa volta. Nos deixamos levar por circunstâncias, por impulsos e nos equivocamos. Pensamentos como “os fins justificam os meios” ou “todos fazem isso” começam a tomar força em nossa mente e nos levam inclusive a arquitetar algo que não é correto. Quando somos capazes de “planejar o mal”, significa que avançamos a uma zona perigosa e já há muito em jogo, inclusive nosso caráter. E quando a máscara cai, quando somos descobertos, aqueles a quem machucamos tem apenas uma pergunta em mente: “Por qué?”

E se você vive uma luta mental entre fazer o certo ou errado, a Bíblia é muito didática para explicar essa luta. Essa é a batalha da carne versus o espírito. Somos seres carnais e espirituais. E o que nossa carne deseja é contrário ao que o espírito quer. Por isso há uma batalha. E quem vence essa batalha? Vence aquele que eu alimentar mais, simples assim. Se eu alimentar mais a minha carne, com comida, bebida, álcool, netflix, redes sociais, festas e prazeres, ela terá mais forças para vencer. No entanto, se eu alimentar mais o meu espírito, por meio da leitura da palavra de Deus, do jejum, da oração, de bons livros e de meditação, estarei dando mais força ao espírito para vencer todas as batalhas em minha mente.

Hoje você já tomou a decisão de alimentar o seu espírito por meio desta reflexão. Parabéns! Faça disso algo diário e cotidiano! E essa batalha será vencida pelo espírito.

Oração: Senhor, quero alimentar meu espírito todos os dias e cada vez ter mais força para vencer a minha carne. Amém!

Versículo base: Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. (NVI) Gálatas 5:16-25


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *