Por que agradecemos “obrigados”?
Alguma vez você se perguntou porque, em português, nosso agradecimento é “obrigado”, como se fossemos “obrigados” a agradecer? Pois bem, entender a origem da palavra “obrigado” nos ajuda a compreender o verdadeiro sentido do agradecimento.
A palavra obrigado passou a ser usada na frase “fico obrigado com você”, no sentido de, logo após receber um favor, manifestar a outra pessoa uma espécie de divida de agradecimento. “Fico obrigado” significa que agora sou seu devedor e tenho sim uma “obrigação” com você.
Acho muito interessante essa compreensão. Porque mostra que um verdadeiro agradecimento é sim uma confissão de divida. Eu reconheço diante de outra pessoa que sua atenção a mim, me faz devedor. E como devedor que sou, devo retribuir. Posso eventualmente não poder retribuir diretamente a pessoa de quem recebi o favor, mas posso retribuir para um terceiro, criando assim, uma grande cadeia de favores.
Finalizando, quanto mais nós não devemos estar “obrigados” com o nosso criador, quem nos deu a vida e também a seu próprio filho para morrer por nós em uma cruz.
Portanto, Senhor, eu FICO OBRIGADO a ti por toda a eternidade. Amém!
Oração: Senhor, eu FICO OBRIGADO a ti, por toda a eternidade, pelo teu imenso amor e cuidado que tens por mim. A tua fidelidade permanece por todas as gerações. Amém!
Versículo base: Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações. (NVI) Salmos 100:4-5