Por que a Bíblia diz que o fim das coisas é melhor do que seu início?
Eclesiastes, capítulo 7, traz uma interessante (e sendo honesto, até questionável) afirmação. Ela diz que “o fim das coisas é melhor do que seu início“.
Os estudiosos afirmam que Salomão escreveu o livro de Cantares na sua juventude, o de Provérbios na meia idade e Eclesiastes na velhice. Logo, ao escrever este versículo, Salomão já tinha uma percepção mais completa da vida.
Mas por que a Bíblia diz que o fim das coisas é melhor do que seu início?
Salomão afirma que o fim das coisas é melhor do que o seu início, porque de nada adianta começar algo bem e terminar mal. Em uma maratona, não importa começar em primeiro, você precisa terminar na liderança. O alpinista apenas celebra quando chega no topo da montanha e em uma viagem, nós queremos chegar ao destino, e não ficar no meio do caminho. No futebol, o resultado do primeiro tempo nunca será mais importante que o resultado final da partida. Não importa como começamos, mais importante é como terminamos.
E para nossa vida cristã, melhor será o fim, onde estaremos no reino celestial, com Cristo, do que nosso inicio aqui na terra. Por isso, “uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14).
Alguém certa vez disse: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”
Decida hoje construir seu novo fim.
Oração: Senhor, aprendo na tua palavra que o fim das coisas é melhor do que o seu início. E quero construir meu fim, seguindo os princípios que aprendo na tua palavra. Amém.
Versículo base: O fim das coisas é melhor do que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso. (NVI) Eclesiastes 7:8