Perdendo a autoridade

Aconteceu em novembro de 2023, no Ceará. Um delegado de policia se envolveu em um acidente de trânsito. Ele discute com uma mulher e repentinamente, desfere um forte tapa em seu rosto, agressão que foi filmada por um celular, de uma pessoa que por ali passava.

A agressão custou caro ao delegado: o governador do Ceará determinou seu imediato afastamento das suas atividades como autoridade policial e ele ainda foi preso.

Essa simples história da vida real ilustra algo importante: nossas atitudes nos tiram toda autoridade. Assim como o delegado perdeu sua condição de autoridade ao dar um tapa no rosto de uma mulher, você e eu, perdemos autoridade diante da família, dos amigos e no trabalho, por conta de nossas atitudes.

Se eu minto na frente dos meus filhos, eu perco a minha autoridade como pai, para ensinar os meus filhos a não mentir. Se eu grito com a minha esposa, eu perco a autoridade para dizer aos meus filhos para não gritar com ela. Se uma esposa não respeita o seu marido, ela perde a autoridade diante dos seus filhos, para exigir que respeitem o pai. Toda autoridade cai por terra quando minhas atitudes são contrárias ao que se espera dela.

Um delegado existe para proteger as pessoas de bem dos criminosos. Ele não existe para agredir uma mulher em uma discussão no trânsito.

Reflita agora: quais atitudes tem tirado a sua autoridade? O que você precisa mudar no seu comportamento? Você se considera um exemplo para seus filhos, amigos ou familiares?

Oração: Senhor, que eu não perca autoridade por causa das minhas atitudes. Quero ser exemplo no meu falar e agir. Amém.

Versículo base: Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. (ACF) Tito 2:6-8


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *