Pequenas mudanças trazem grandes resultados
Devocional escrita por Daniela Henrique, uma colega de trabalho e serva de Deus que, assim como eu, proclama as verdades de Deus por meio de devocionais escritas.
“Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram”
Êxodo 14:21 (NVI)
Moisés estava guiando os israelitas para fora do Egito e para a Terra Prometida quando chegou ao Mar Vermelho, com o exército do Faraó, logo atrás deles, os perseguindo. Eles pensavam que estavam presos entre as águas e o inimigo, mas Moisés estendeu a sua mão e o mar se separou, deixando uma passagem segura para o seu povo.
Algo que precisamos entender é que o Mar Vermelho não se separou até que Moisés esticasse a sua mão.
Deus quer que respondamos. Assim como Moisés, se eu der um passo à frente, Deus responde, me levando dez passos adiante. Se eu faço algo para demonstrar a minha disposição em fazer uma mudança, Deus aparece para mim.
Há uma diferença entre querer e estar disposto a mudar, a vontade estimula a ação.
É preciso agir para ver os resultados, e se quisermos uma mudança na nossa vida, temos de estar dispostos a fazer essa mudança. A intenção não produz resultados, é a busca e a persistência que produzem.
Uma definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar um resultado diferente. Se você quer algo diferente, é preciso fazer algo diferente.
Tudo o que precisamos é dar pequenos passos.
Pequenas mudanças trazem grandes resultados, quando feitas consistentemente. Talvez seja apenas eliminar o adicional do açúcar no seu café todas as manhãs. Talvez seja apenas fazer um exercício físico e depois ser consistente e persistente nessa pequena mudança todas as semanas. De repente seja acordar mais cedo e buscar a Deus com qualidade e sem se distrair com o barulho do mundo.
Os israelitas provavelmente pensaram que seria impossível atravessar o mar Vermelho. Mas Moisés sabia que devia fazer uma ação pequena, e com isso Deus dividiu um mar inteiro. Quando estamos dispostos a dar consistentemente pequenos passos para mudar nossa vida, Deus abre um caminho para nós, ajudando-nos a fazer o “impossível”.
Com amor de Jesus,
Daniela Henrique