“Parece que não adiantou nada eu me conservar puro”
Aconteceu no Equador. Um homem extorquia a comerciantes, com ameaças de bombas em seus negócios, se eles não pagassem determinada quantia em dinheiro. Como o dono de um negócio se negou a pagar, esse criminoso foi até a sua loja, em horas da noite, para colocar uma bomba caseira. No entanto, no momento em que era ligada, a bomba explodiu, e aquele homem foi “despedaçado” por ela, não sendo possível sequer reconhecer o corpo.
Algumas vezes, os criminosos se dão mal. Mas a verdade é que nem sempre é assim. O salmista abriu seu coração diante de Deus, pois estava cansado de ver o ímpio prosperar. No salmo 73, dos versos 12 a 14, ele questiona a Deus: “Os maus são assim: eles têm muito e ficam cada vez mais ricos. Parece que não adiantou nada eu me conservar puro e ter as mãos limpas de pecado. Pois tu, ó Deus, me tens feito sofrer o dia inteiro, e todas as manhãs me castigas.”
Talvez hoje, este seja o seu sentimento. Você vê os ricos cada vez mais ricos, e parece que ser íntegro e correto não serve de nada. Tal como o salmista, você pensa que está sendo castigado diariamente pelo Senhor.
Mas o salmista, mais adiante pode entender qual é o destino do homem mau. Mas para isso, ele precisou ir ao templo, ir a casa de Deus, aos pés do Senhor. No verso 17, ele diz: “Porém, quando fui ao teu Templo, entendi o que acontecerá no fim com os maus.” E no verso 18 e 19, ele parece descrever exatamente o que aconteceu com o criminoso equatoriano: “Tu os pões em lugares onde eles escorregam e fazes com que caiam mortos. Eles são destruídos num momento e têm um fim horrível“.
O fim deste criminoso equatoriano já estava escrito no salmo 73. Ele poderia ter lido, mudado e não ser destruído em apenas um segundo, com um fim horrível, como o que teve.
Vale a pena ser íntegro. Vale a pena servir ao Senhor. Quando você sinta seu coração carregado pelo sucesso dos maus, vá para o templo, vá para a casa do Senhor, busque os pés do criador e derrame diante dEle o seu coração e Ele lhe revelará as verdades da sua palavra.
Oração: Senhor, por vezes sinto profunda tristeza em ver o ímpio prosperar. Mas sei que devo ir aos teus pés para encontrar as respostas de tudo o que eu não entendo. Amém.
Versículo base: Os maus são assim: eles têm muito e ficam cada vez mais ricos. Parece que não adiantou nada eu me conservar puro e ter as mãos limpas de pecado. Pois tu, ó Deus, me tens feito sofrer o dia inteiro, e todas as manhãs me castigas. Se eu tivesse falado como os maus, teria traído o teu povo. Então eu me esforcei para entender essas coisas, mas isso era difícil demais para mim. Porém, quando fui ao teu Templo, entendi o que acontecerá no fim com os maus. Tu os pões em lugares onde eles escorregam
e fazes com que caiam mortos. Eles são destruídos num momento e têm um fim horrível. (NTLH) Salmos 73:12-19