Os que estão na carne não podem agradar a Deus

Encontramos em Romanos, no capítulo 8, uma valiosa palavra, que quando compreendida e internalizada, é transformadora. Em todo o capítulo, Paulo nos alerta sobre a diferença entre o que produz a carne e o que produz o espírito. No verso 5 ele diz que “os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito”.
Por isso, nós cristãos, jejuamos. O jejum não é uma penitência ou um castigo ao nosso corpo, como forma de causar sofrimento. O jejum tem como objetivo principal, enfraquecer a carne e fortalecer o espírito. Por isso jejuamos. “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz”, nos diz Paulo em Romanos 8:6.
E no verso 7 ele vai mais além. Ele diz que “a inclinação da carne é inimizade contra Deus”. E se pretendo ser amigo de Deus, devo eliminar toda minha inclinação a carne.
Finalmente, no verso 8, Paulo alerta que “os que estão na carne não podem agradar a Deus”. É interessante ver que ele não diz que os que estão na carne não querem, ou não desejam agradar a Deus. É muito mais do que não querer ou desejar. Quem está na carne, não pode agradar a Deus. Ainda que queira, não pode. Ainda que deseje, não pode. Ainda que tente, não pode.
Você quer agradar a Deus? Enfraqueça sua carne e fortaleça seu espírito. Jejue, ore, leia a sua palavra.
Oração: Senhor, quero enfraquecer a minha carne e fortalecer meu espírito, para assim, poder agradar-te com o meu viver. Amém.
Texto base: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.
Romanos 8: 5-8 (NVI)