Os nomes de Deus

Nosso Deus tem muitos nomes e todos eles revelam algo da sua natureza. Em Êxodo 3, Moisés perguntou a Deus o que dizer quando o Faraó perguntasse qual era o nome do seu Deus. “Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês” (Êxodo 3: 14). Sim nosso Deus, Ele é. Simplesmente Ele é.
Também em Isaías 9:6, na profecia sobre o nascimento de Jesus, mais nomes são dados ao nosso Deus: “E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. Também o anjo do Senhor apareceu a José e lhe disse: “‘A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel’ que significa “Deus conosco” (Mateus 1: 23).
Ele é o cordeiro santo, mas também é o leão da tribo de Judá. Ele é o Pastor de Israel, Ele é a estrela da manhã. Ele é o guarda de Sião.
Deus é o nosso El Shadai que significa todo poderoso. Ele é nosso Adonai, que significa meu Senhor. Ele é Jeovah Shalom, o Senhor é a paz, Ele é Jeovah Jireh, o Senhor proverá. Ele também é Jeovah Shamah, porque Ele sempre está presente. Ele é Jeovah Rafá, o Deus que cura. Ele é o El-Elion, o Deus altíssimo, Deus do céu, da terra e das alturas. Ele é Jeováh Nissi, o Senhor é a minha bandeira.
Esse é o nosso Deus, um Deus com muitos nomes. Um Deus que é 3, mas é 1. Que se fez carne e habitou entre nós. O grande Eu Sou, nosso Deus.
Louvado seja eternamente o Seu nome.
Oração: Senhor eu te louvo pela tua grandeza. Eu te louvo porque cada nome teu revela algo de Ti. Louvado seja o teu nome. Amém!
Versículo base: “Então as nações temerão o nome do Senhor, e todos os reis da terra a sua glória.” (NVI) Salmos 102: 15