Os deuses que as suas mãos fizeram

Imagens de um executivo, um carro e uma casa

No livro de Jeremias, o Senhor anuncia destruição que sobreviria sobre Israel. E no verso 16 do capítulo 1, Deus explica o motivo de tal destruição: “Pronunciarei a minha sentença contra o meu povo por todas as suas maldades; porque me abandonaram, queimaram incenso a outros deuses, e adoraram deuses que as suas mãos fizeram“.

O versículo é de fácil entendimento. O povo de Israel havia abandonado a Deus e adoravam a deuses feitos com suas próprias mãos. E aqui é fácil imaginar estatuas, bezerros de ouro, ídolos de ouro ou prata, que pudessem ter ocupado o lugar de Deus. E logo pensamos no absurdo desta atitude, por parte do povo de Israel.

No entanto, trazendo este versículo para o meu e o seu contexto, o que o povo de Israel fez não é diferente do que nós temos feito. Constantemente, você e eu servimos a deuses feitos pelas nossas próprias mãos. E que deuses são estes? Estes deuses são o meu trabalho, a minha esposa ou filhos, um clube de futebol, um carro ou até mesmo, um ministério. Cada vez que aquilo que foi construído pelas suas mãos ocupa o lugar de Deus na sua vida, você está cometendo o mesmo pecado do povo de Israel.

O desafio para hoje é este: quais são estes “deuses”, criados pelas suas próprias mãos e que tem ocupado o lugar do Senhor? Agora mesmo, entregue eles nas mãos do criador e confesse o seu pecado de idolatria.

Oração: Senhor, reconheço que existem coisas que tem ocupado o teu lugar em minha vida, “deuses” criados pelas minhas próprias mãos. Eu confesso meu pecado e peço perdão. Amém!

Versículo base: “Pronunciarei a minha sentença contra o meu povo por todas as suas maldades; porque me abandonaram, queimaram incenso a outros deuses, e adoraram deuses que as suas mãos fizeram”. (NVI) Jeremias 1:16


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *