O vício da fofoca e do juízo
Estava conversando com um amigo sobre o quanto as pessoas gostam de falar da vida alheia. E infelizmente, em especial nós, os cristãos, estamos sempre prontos para julgar e condenar alguém com limitadas informações. Conversando com meu amigo, lembrei que falar dos outros (a fofoca) produz serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade, um neurotransmissor que aumenta os níveis de bem-estar no organismo. E não poucas vezes, nós os cristãos, que facilmente nos consideramos melhores que todo mundo, fazemos uso da “serotonina”, pois sentimos prazer em falar das outras pessoas. Logo, poderíamos afirmar que a fofoca (ou a serotonina) é um prazer tão viciante como a cocaína!
Em um grupo de whatsapp que participo foi publicada a noticia de um homem que possivelmente roubava cabos elétricos e terminou eletrocutado. Enquanto alguns “celebravam” o feito, me manifestei contrário a se alegrar pela morte de um ser humano. Quando alguém respondeu: “Antes ele que o próximo, que ele irá matar”. Achei curioso, porque com tão escassa informação já foi determinado que se tratava de um assassino. Como posso chamar de “assassino” alguém que não conheço e que nem mesmo sei o nome? Exatamente esse é o pecado do juízo. Deduzir, supor ou determinar fatos que não conhecemos sobre a vida de alguém é o pecado do juízo, tantas vezes mencionado na palavra de Deus.
Podemos não fumar, beber ou ter outros vícios carnais. Mas precisamos revisar nossa mente, pensamentos e palavras com atenção, para identificar se a fofoca e o juízo não fazem parte constante da nossa vida. Sentimos prazer em falar mau de alguém? Julgamos a outros com informação escassa? Afirmamos coisas sobre outros sem conhecer em detalhe todos os fatos?
Finalizo com Tiago 4:12: “Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” Eu respondo: eu não sou ninguém para julgar meu próximo e falar da sua vida. Deixo todo juízo a Deus, que sim conhece até mesmo os pensamentos de cada habitante deste mundo.
Oração: Senhor, livra-me de todo juízo e da fofoca, pois sei que não te agradam. Amém!
Versículo base: Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? (NVI) Tiago 4:12