O vento e a raíz
O vento vem e sopra forte. No entanto, mais do que a força do vento, o que determinará a permanência ou não da árvore, é a força da sua raíz. Quando o vento sopra forte, algumas árvores serão arrancadas e outras não. O vento será o mesmo, a intensidade também, mas uma resistirá e a outra não. Porque depende da raíz.
As folhas deixam um árvore vistosa e bonita. Os frutos a fazem apetecível. Mas a sua raíz determinará sua permanência. Porque as folhas poderão cair, os frutos desaparecerem quando passar a época, mas sua subsistência depende da raíz. Jó 14:7 diz que “para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam”. Mesmo que a árvore seja podada, que seus galhos sejam cortados, ela tornará a brotar.
Funciona da mesma forma em nossa vida. Os problemas e desafíos que encontramos podem nos machucar, podem nos cortar. Mas se nossa raíz é forte, se nossa fé está fortalecida em Deus, tornaremos a brotar. Por outro lado, uma fé que não é alimentada, cria raízes fracas, que poderão não resistir a pressão. E sucumbimos!
Minha oração para hoje é que a minha e a sua fé possam crescer e sejamos “árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro” (Jeremias 17:8).
Oração: Senhor, quero aumentar minha fé. Quero ter raízes profundas, para resistir as tempestades que virão. Amém!
Versículo base: “Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”. (NVI) Jeremias 17:8