O valor pelo lastro

Um bau de moedas de ouro. Filipenses 2:6

Até 1868, no Brasil, havia uma relação direta entre a moeda fabricada e o valor do metal na qual ela foi produzida. Ou seja, a moeda era feita em ouro ou prata e representava o mesmo valor em peso, do metal no qual ela foi produzida. Depois de 1868, as moedas começaram a ser fabricadas em diferentes metais e mais adiante em notas impressas. Então, para “garantir” o valor da moeda, foi criado o sistema de lastro.

O conceito de lastro é a garantia que cada estado ou nação deve dar, de que todo o dinheiro impresso está respaldado por riquezas equivalentes, seja em reservas de ouro, prata ou qualquer outro bem de valor. Se assim não fosse, cada país poderia imprimir quanto dinheiro quisesse e o resultado seria apenas pobreza e inflação, pois não haveria respaldo para a riqueza em circulação.

O mesmo acontece conosco. Eu e você eramos metais sem valor. Ou apenas papel. Mas foi nos dado um valor. Um valor que não está em nós mesmos, mas que está em um lastro: a morte e ressurreição de Cristo. Sem a morte e ressurreição de Cristo, nossa vida não teria valor algum, pois estávamos condenados a morte e ao inferno. Mas agora temos acesso a vida eterna. E nossa vida tem sentido, ela tem valor.

Infelizmente, para a grande maioria dos humanos não é fácil compreender o que significou a morte e ressurreição de Cristo. Vivem suas vidas, como se elas não tivessem valor. Ou tratam a vida de outros, como sem valor. Não sabem que foi pago um preço muito alto, um preço que não merecíamos, mas que foi pago. E hoje, minha vida tem valor.

Oração: Senhor, sou grato a ti porque hoje minha vida tem valor. Não por mim mesmo, mas pelo lastro que me foi dado, pela morte e ressurreição de Cristo. Amém!

Versículo base: Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (NVI) Filipenses 2:5-8


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *