O segredo é cuidar do jardim
Mario Quintana, em um poema escreveu:
“O segredo é não correr atrás das borboletas…
É cuidar do jardim para que elas venham até você”
Que palavras tão sábias do nosso poeta. Quantas vezes passamos nossa vida correndo atrás das borboletas, ou seja, do afeto das pessoas, do reconhecimento, dos bens materiais, do sucesso, mas esquecemos do mais importante, que é cuidar de nós mesmos, o jardim, para que as borboletas venham até nós.
Minha esposa, Paola, tem um programa onde ela ajuda mulheres a equilibrar sua vida pessoal e profissional. Um dos principais pontos que ela trabalha com essas mulheres é o cuidar de si mesmas. É interessante observar o quanto nós descuidamos de nós mesmos. A vida atarefada, a correria do dia a dia, as obrigações, tudo isso nos absorve de tal maneira que “esquecemos” até dormir. Já não dormimos o tempo suficiente para levantar com energia no dia seguinte, não nos alimentamos adequadamente e não praticamos exercícios. Logo, não estamos cuidando do “jardim” e as “borboletas, não virão”.
Por isso Jesus ensinou que para amar ao próximo, primeiro precisamos amar a nós mesmos: “Ame o seu próximo como a si mesmo“. E muitos de nós, estamos cuidando do próximo da mesma maneira que cuidamos de nós mesmos, ou seja, cuidamos mal. Se não me interesso por mim mesmo, não me interessarei pelo meu próximo.
“O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você”
Versículo base: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (NVI) Mateus 22:36-40