O sacrifício de Isaque
Sempre que ouvimos a história de Abraão, subindo o monte Moriá para sacrificar seu filho Isaque, imaginamos o pequeno e inocente Isaque, andando com o seu pai sem saber que seria morto.
No entanto, analisando com detalhe a Bíblia, é provável que Isaque não fosse nenhuma criança. Muitos historiadores afirma que ele teria 37 anos de idade. Isso porque alguns registros no livro de Jasher 22:53, dos livros rabínicos, poderiam indicar que Isaque foi levado ao monte Moriá pouco tempo antes da morte da sua mãe Sara. De todos modos, independentemente da idade exata, todos historiadores concordam que Isaque não teria menos que 20 anos de idade.
Saber isso é importante para entender todo o contexto. Se Isaque não era uma criança e tinha qualquer idade entre 20 e 40 anos, ele teria força suficiente para lutar com o seu pai e fugir, afinal, Abraão já teria mais de 120 anos. No entanto, o que podemos perceber no relato é que, da mesma forma que Abraão se submeteu a vontade Deus, Isaque também o fez. Isaque não resistiu, não gritou, não implorou pela sua vida. Não há nenhuma palavra em Gênesis 22 que nos leve a pensar que houve algum tipo de resistência por parte de Isaque.
Como é impactante ver uma família que submete a vontade de Deus. Pais e filhos, que mesmo em meio as adversidades, podem juntos submeter-se a Deus e aos seus propósitos. Ao mesmo tempo, vejo um Deus que respalda uma família como essa e que intervem, com a sua mão poderosa, muda os caminhos, abre as portas e cumpre as suas promessas.
Nada pode ser mais forte que uma família unida pelo nome do Senhor!
Oração: Senhor, meu desejo é ter uma família que se submeta a ti e a tua vontade. Amém!
Versículo base: Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos, Isaque disse a seu pai Abraão: “Meu pai!” “Sim, meu filho”, respondeu Abraão. Isaque perguntou: “As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? ” Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele. (NVI) Gênesis 22:6-11
A novela de recor passará no capitulo de amanha essa história triste, só de ler aqui, já estou com um nó na garganta… acredito que a novela poderia pular esta parte tão triste.