O que você vai perder?
Em Gênesis, no capítulo 3, está registrada a queda do homem. A serpente convence a Eva, a que provara do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eva então, decide comer. Depois, entrega o fruto para Adão e este, também come.
Um exercício simples poderia ter evitado a queda do homem. Se tão somente Adão e Eva tivessem colocado na balança o que poderiam perder e o que poderiam ganhar, comendo do fruto daquela árvore, talvez tivessem decidido não fazê-lo.
Adão e Eva perderam a eternidade, pois se tornaram mortais. Também perderam todo o jardim, pois foram expulsos dele. Perderam a comunhão com Deus, que cada final de tarde vinha a passear no jardim. Perderam a pureza do seu coração, pois conheceram o mal. Perderam a liberdade de andar nus, pois conheceram um novo sentimento, antes desconhecido: a vergonha. Adão e Eva perderam muitas coisas, em troca de uma simples fruta.
Você e eu, no entanto, podemos fazer este exercício, cada vez que surge a tentação: o que vamos perder com o pecado? O que perdemos é maior do que aquilo que podemos ganhar? Pense em todas as bençãos que serão perdidas, a paz no coração, a alegria da presença do Senhor na sua vida, talvez até a vida eterna. Certamente, maior é a perda que os ganhos.
Oração: Senhor, maior é a perda que os ganhos, de cair diante da tentação. Ajuda-me Senhor, a fazer a escolha certa. Amém.
Versículo base: Então disse o Senhor Deus: “Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre”. Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida. (NVI) Gênesis 3:22-24