O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?

Jesus tomando a mão de uma pessoa
DISPONÍVEL TAMBÉM EM ÁUDIO

Em Marcos, no capítulo 3, encontramos o registro de mais um episódio em que os fariseus buscavam algo contra Jesus. E o sábado era sempre o dia favorito deles. Era muito difícil reprovar uma cura ou um milagre quando fosse feito em qualquer dia da semana. Mas no sábado, por ser o dia do descanso, eles tinham o “argumento” acusador.

Era sábado, e Jesus entrou na Sinagoga. Ali estava um homem que tinha uma mão atrofiada. Nenhum dos fariseus se importava com aquele homem. Sua atenção estava em Jesus e quando Ele se aproximou do homem com a mão atrofiada, “o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado“, Marcos 3, verso 2.

Jesus sabia que era observado e conhecia o coração de cada um dos fariseus. Então, Jesus faz uma pergunta simples, mas ao mesmo tempo complexa, para aqueles mestres da lei. Ele perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?”

Silêncio absoluto. Não havia forma de responder essa pergunta. É claro que não era permitido fazer o mal, no sábado ou em qualquer dia da semana. Mas se respondessem que era permitido fazer o bem, estariam dando autorização a Jesus para curá-lo. Também não era permitido matar em nenhum dia da semana. Mas se afirmassem ser permitido salvar uma vida no sábado, ficariam sem argumentos condenatórios contra Jesus.

No verso 5, diz que Jesus ficou “profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos“. Eles jamais haviam entendido que a base de toda lei é o amor. “Toda a lei se resume num só mandamento: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’“, Gálatas 5:14.

Meu amado irmão e irmã, o verdadeiro sentido da lei é o amor. Quando deixamos de entender isso, nos tornamos como aqueles fariseus, de coração duro e isentos de amor.

Oração: Senhor, quero ser alguém que tenha o amor como a base para cumprimento de qualquer lei.
É no amor que se resume toda tua lei. Amém.

Versículo base: Depois Jesus lhes perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? ” Mas eles permaneceram em silêncio. Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada. Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo. (NVI) Marcos 3:4-6


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *