O que aconteceu no carnaval?
Tente pensar agora: o que aconteceu neste carnaval, que finalizou ontem no Brasil?
Nós, brasileiros, conhecemos bem o carnaval e tudo o que acontece nesta época do ano. E logo vou tentar responder a pergunta no título desta reflexão.
No entanto, antes, quero falar sobre a origem do “carnaval”, ou pelo menos, da palavra carnaval, desconhecido para a maioria das pessoas. A palavra Carnaval é originária do latim, “carnis levale”, cujo significado é “retirar a carne”. Curiosamente, e diferente de tudo o que você possa alguma vez ter pensado sobre o carnaval, o significado de “carnis levale” ou de retirar a carne é o jejum, que deveria ser realizado durante a Quaresma, ou seja, um tempo de controle e abstinência dos prazeres mundanos.
É curioso pensar que o carnaval tornou-se exatamente o oposto ao “retirar a carne” para a grande maioria da população. Em lugar de ser um período de jejum e de evitar os prazeres humanos, o que acontece, na prática é exatamente o oposto. O que há é descontrole, embriaguez, infidelidade, luxuria, nudez e promiscuidade.
Então, o que aconteceu no carnaval no Brasil? Milhares de adolescentes engravidaram, muitas delas de um desconhecido. Houve infidelidade, alcoolismo, consumo de drogas e transmissão de doenças sexuais. E se nós cristãos nos sentimos muito “distantes” desta realidade, é muito provável que não seja algo tão distante assim para muitas famílias, que tenham filhos jovens ou adolescentes. Como sociedade, nos afeta a todos e como povo de Deus, nosso coração deve pesar por famílias e vidas destruídas nestas festividades.
Que possamos sentir a tristeza do pecado que é cometido nesta época do ano. Que possamos sempre orar para que o carnaval perca sua força e que nossos filhos jamais se envolvam nestas falsas “festividades”. A “alegria” do carnaval termina depois de 4 dias e o que permanece são as consequências.
Oração: Senhor, eu oro para que o carnaval cada vez perca mais a sua força. E que meus filhos jamais se envolvam com estas festividades. Livra-os desta festa que não te agrada. Amém.
Versículo base: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (ACF) 1ª João 2:15-17
Que Deus nos proteja 🙏