O preço de ser diferente é menor que sua recompensa
Nos anos 80, um homem chamado Howard Schultz é responsável pelo departamento de marketing de uma empresa de café, em Seattle, nos Estados Unidos. Ele viaja para a Itália e fica encantado com os cafés italianos e principalmente, com as refinadas xícaras onde o café era servido.
Ele volta da sua viagem e tenta convencer os seus chefes de importar as xícaras italianas para comercializa-las nos Estados Unidos. Esta ideia é recusada pela empresa e Howard decide sair e montar seu próprio negócio de café. Ele abre uma cafeteria e quer ser diferente de tudo que já existe. Se dedica nos detalhes, como o melhor expresso, música de ópera, ambiente diferenciado. Sua cafeteria é tão exitosa, que anos mais tarde, ele compra a antiga cafeteria onde trabalhava e chega a colocar uma de suas cafeterias, na Itália, realizando seu grande sonho. Qual o nome da cafeteria? Provavelmente você já ouviu falar na Starbucks!
Ser diferente custa, mas a longo prazo, traz os seus benefícios. Assim como é difícil ter um negócio que seja tão diferenciado com os demais, também é desafiador ser alguém diferente dos padrões deste mundo.
Quando Jesus veio a este mundo, ele foi rejeitado, em especial pelos líderes religiosos, porque o que ele pregava era muito diferente do que eles pensavam: amar o inimigo, sentar-se com um gentio, publicano ou cobrador de impostos, servir em lugar de ser servido, dar a outra face, não amar o dinheiro e tantas outras coisas que não faziam parte da vida dos fariseus que ao contrário, amavam as posições de honra, o dinheiro, ser servidos ou vingar-se dos seus inimigos. Ele era diferente e por isso foi odiado, rejeitado e assassinado.
Dá mesma forma, o texto de hoje nos diz que seremos rejeitados, por amar a palavra de Deus. E se o fundador da Starbucks recebeu a recompensa neste mundo, por ser diferente, nossa recompensa talvez não seja aqui, pois não pertencemos a esse mundo. Estamos aqui, apenas de passagem.
Oração: Senhor, sei que para ser diferente, há um preço a pagar, mas também sei, que a recompensa será maior. Amém.
Versículo base: Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou. (NVI) João 17:14-16