O pecado de Caim

Um homem irado. Genesis 4:6

É impossível pensar no nome de Caim e não recordar sobre o registro do primeiro assassinato da história da humanidade. E embora ele tenha ficado marcado por esse pecado, é possível que o pecado de Caim, na verdade, tenha sido outro.

E talvez, diferente do que a tradicionalmente acreditamos, é possível que o problema da oferta de Caim não foi a ausência de sangue, para remissão dos pecados, segundo muitos acreditam, visto que essa oferta de cereais era aceita por Deus (veja Deuteronômio 26: 2).

Mas qual foi então o pecado de Caim ? Podemos ver uma pista em 1 João 3: 12 que diz: “Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.”

O pecado de Caim foi a arrogancia e o orgulho. Porque Caim se apresentou diante de Deus com a sua oferta, mas seu coração não estava ali. Suas obras eram más e não havia nele arrependimento. E era tanta a sua arrogancia, que mesmo depois de ter matado o seu irmão, Caim ainda assim foi irônico com Deus ao dizer “acaso sou eu guardador do meu irmão?” (Gênesis 4: 9).

O pecado de Caim foi arrogância e orgulho. E quando eu chego diante de Deus e não reconheço minha condição de pecador, estou sendo arrogante, orgulhoso e cometendo o mesmo pecado de Caim.

Oração: Senhor, reconheço diante de ti que sou pecador e necessito ser transformado. Faz a tua obra em mim. Amém!

Versículo base: E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. (NVI) Gênesis 4: 3-7


Loading

Compartilhe:

One Comment

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *