O mundo nos odeia porque odeia a Deus
Eu sou um brasileiro que vive na Colômbia. Por essa razão, estou em um grupo de WhatsApp de brasileiros que vivem na Colômbia, para que possamos trocar informações sobre o país, tramites, culinária, turismo e informações gerais de interesse de todos. O grupo é bastante útil para conseguir informações rápidas sobre o país.
Algum tempo atrás, um novo membro publicou um vídeo curto, com uma reflexão fundamentada na palavra de Deus. No dia seguinte fez o mesmo e no terceiro dia, após a publicação do vídeo, foi advertido que “não estava permitido discutir religião no grupo“. Curiosamente, a discussão no grupo nos últimos dois dias havia sido sobre “homens cafajestes“, outro tópico não relacionado com grupo, mas do qual ninguém havia reclamado. Foi o momento em que me manifestei e disse, que chamava a atenção a restrição aos vídeos do amigo, que nada mais eram do que uma palavra de incentivo, reflexão e encorajamento. E questionei: “Discussão sobre ‘homens cafajestes’ tudo bem, mas uma mensagem sobre vitória está proibida, pois fala de Deus?” Não preciso dizer que fui atacado pelo grupo, onde uma “dama” chegou até a me dizer: “Você que se f….”.
Em situações como essa, é fácil entender as palavras de Jesus, quando disse que seríamos odiados pelo mundo, porque o mundo o odiou primeiro. O mundo odeia a Deus e a sua palavra. Por isso, não quer ter nenhum contato com sua palavra ou com alguém que a siga. Logo, o mundo também nos odeia, porque odeia a Deus. Então, ser odiado pelo mundo é motivo de satisfação, pois nada temos nós com este mundo. “Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia“.
Oração: Senhor, entendo que o mundo me odeia, porque primeiro te odiou a ti. Não permita Senhor, que eu me sinta afetado por esse ódio. Amém.
Versículo base: Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. (NVI) João 15:18-19