O “mas” anula tudo que foi dito antes

O mas anula tudo que foi dito antes

Já faz algum tempo, eu aprendi uma importante regra de comunicação que preciso aplicar, em especial, quando quero pedir perdão ou desculpar-me com alguém. Esta regra me diz que não devo utilizar a palavra “mas”. E por que? Porque um “mas” anula tudo o que foi dito antes dele. Vou dar alguns exemplos:

– “Me perdoa pelo que eu disse, MAS você me provocou.”
– “Eu sinto muito por chegar tarde, MAS o trânsito estava congestionado”.
– “Eu tentei entregar o trabalho, MAS tinha muitas coisas para fazer”.

Em todos os exemplos anteriores, o “mas” cumpre a função de tirar importância ao inicio da frase, dando maior ênfase e relevância ao final dela.

No primeiro exemplo, o pedido de perdão se anula, porque você está culpando a outra pessoa pelo seu comportamento. Seria como dizer: “Eu vou pedir perdão a você sem que eu seja culpado, porque a culpa foi toda sua, você me provocou“.

No segundo exemplo, o “mas” também cumpre o papel de tirar sua responsabilidade por chegar a tarde, e coloca essa responsabilidade no trânsito. Lembro que quando vivia em Bogotá, pessoas chegavam tarde dizendo que o trânsito em Bogotá estava muito pesado. Mas a verdade é que o trânsito é pesado em Bogotá todos os dias. Logo, se eu já sei que o trânsito é assim, devo sair mais cedo para chegar no horário e não ficar culpando o trânsito. Assim, o “mas” na sua frase diz que você realmente não sente chegar tarde, pois finalmente, não foi culpa sua.

Finalmente, no terceiro exemplo, o “mas” anula minhas tentativas de entregar o trabalho, pois ao dizer que tinha muitas coisas para fazer, estou indicando que priorizei outras atividades. Logo, é falsa minha “tentativa” de entregar o trabalho.

Meu amado irmão, convido você a desde hoje, “filtrar” o uso do “mas” nas suas relações. O “mas” pode anular tudo o que é dito antes dele. É muito mais valioso dizer apenas “me perdoa pelo que eu disse“, com um lindo e poderoso ponto final depois dele.

Oração: Senhor, quero ser alguém que não justifica as más atitudes, mas que reconhece, genuinamente as proprias falhas. Amém.

Versículo base: O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. (ARA) Provérbios 28:13


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *