O maior inimigo da família
Talvez você nunca tenha pensado desta forma, mas o maior inimigo da familia é o orgulho. O orgulho nos impede de reconhecer nossos defeitos, de perdoar e de pedir perdão. O orgulho nos leva a tratar o outro como inferior ou incapaz e também nos impede de pedir ajuda. E finalmente, é o orgulho que nos leva a pensar em abandonar uma familia.
É interessante pensar no quanto nós desejamos que nosso cônjuge seja como gostaríamos que fosse. Também com relação aos filhos, temos muitas expectativas que muitas vezes são frustradas. No entanto, poucas vezes pensamos em como nós mesmos deveríamos ser. Como eu poderia ser um melhor esposo? Como eu poderia ser um melhor pai? O que preciso mudar em mim, para que minha vida em família seja melhor? E o orgulho é quem nos leva a não ver nossas falhas, maximizando as do outro.
Finalmente, o orgulho não nos permite servir, mas nos leva a desejar ser servidos. Queremos ter o controle de todas as situações e que os demais membros da família, atuem como esperamos. O orgulho não permite que possamos ver que devemos servir, antes de esperar ser servidos.
Meu desejo é que a partir de hoje, você possa estar mais atento ao orgulho que existe em você e na sua família.
Oração: Senhor, não quero ser orgulhoso. Quero saber perdoar e pedir perdão, reconhecer meus defeitos e ter a humildade de servir e pedir ajuda. Amém!
Versículo base: Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. (NVI) Romanos 12:16