O legalista odeia a salvação pela graça

Somos salvos pela graça

Um legalista odeia a salvação pela graça.

Tenho observado com atenção, como a salvação pela graça desespera a um legalista. Ele não pode aceitar o fato de que a salvação é favor imerecido, é graça, não depende do que eu possa fazer ou deixar de fazer. Ele não pode suportar que eu não viva mais debaixo da lei e sim, pela graça. Mas essa é a grande verdade do plano da salvação: é por graça!

O maior medo do legalista é que, entendendo que eu vivo por graça e não mais pela lei, eu não siga mais a lei de Deus. Por isso, quando se manifesta em uma roda de amigos ou nas redes sociais, o legalista só consegue fazer declarações em relação ao juízo, a condenação do pecado ou a morte eterna dos ímpios. Ele não consegue falar da graça e do amor de Cristo.

Um legalista não fala sobre Romanos 3: 27 e 28: “Podemos então nos vangloriar de ter feito algo para sermos aceitos por Deus? Não, pois nossa absolvição não vem pela obediência à lei, mas pela fé. Portanto, somos declarados justos por meio da fé, e não pela obediência à lei. E em Romanos 4:5 ainda completa: “Contudo, ninguém é considerado justo com base em seu trabalho, mas sim por meio de sua fé em Deus, que declara justos os pecadores.”

O ponto central, que um legalista não pode entender, é que eu já não sigo a lei por medo ou temor da morte. Mas eu a cumpro, porque fui alcançado pelo amor, graça e misericórdia de Cristo. Porque “uma vez que morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos“, Romanos 6:8. Entender que não estou debaixo da lei, mas sim da graça, não é “licença para pecar“, mas sim, verdadeiro entendimento de que a salvação não é por obras, que não há nada que eu possa fazer, porque tudo, já foi feito por Cristo.

Oração: Senhor, não quero ser um legalista, alguém que vive com medo da lei, pregando ódio e juízo. Quero entender a tua graça e misericórdia, e viver sabendo que sou salvo, pelo que Cristo fez na cruz e não por obedecer a tua lei. Amém!

Versículo base: “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar.” (NVI) Efésios 2:8-9


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *