“O inferno é aqui”

Pobreza extrema. Proverbios 21:13

A minha grande amiga Liane Perine, nos anos 90, em Ijuí, mobilizou um pequeno grupo de jovens a levar a palavra de Deus a alguns bairros pobres da cidade. Considero esse trabalho uma das experiências mais marcantes da minha vida. Porque pude conhecer a pobreza, a verdadeira pobreza, muito de perto. Sempre soube que existiam as casas de chão de terra, com paredes de papelão, mas é diferente quando você entra em uma dessas casas e se senta para conversar com as pessoas que ali vivem.

E certamente, muitas coisas me impactaram nestas conversas. E uma delas me impacta ainda hoje. Cada vez que perguntávamos a alguma destas pessoas, se elas acreditavam na existência do céu e do inferno, a resposta era quase unânime: “o inferno é aqui“.

É fácil entender. Quem de nós não consideraria inferno, viver em uma casa onde as paredes são uma mistura de papelão e madeira velha, onde o frio entra pelas frestas na madrugada, onde o chão é de terra e as panelas estão sempre vazias. Como não pensar que este é o próprio inferno?

Então me lembro que nossa missão como igreja, como corpo de Cristo aqui na terra, é justamente resgatar as pessoas do inferno. E isso me diz que não há lugar para omissão diante da extrema pobreza. E embora entenda que todos temos nossas lutas econômicas, não posso tolerar ou aceitar a pobreza extrema com naturalidade. “Mas vocês têm desprezado o pobre”, diz Tiago 2: 6. E segue no verso 8 dizendo “Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente”.

Finalmente, Provérbios 21: 13 está sempre fazendo eco em minha mente. “Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.” Qual é então a minha responsabilidade diante do clamor dos necessitados nas ruas e bairros pobres da minha cidade?

Oração: Senhor, não quero fechar meus ouvidos diante do clamor do pobre, nas ruas e nos bairros pobres da minha cidade. Me mostra Senhor, o que eu posso fazer para não ignorar este clamor. Amém!

Versículo base: Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta. (NVI) Provérbios 21:13

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *