O impacto das minhas decisões na vida dos demais
Não sei se o relato a seguir é verídico ou é apenas uma piada histórica. Mas é uma excelente história. Conta-se que o congresso venezuelano se reuniu, e votou sobre sua participação ou não na 1ª Guerra Mundial, naquele tempo chamada de “a grande Guerra“. Por maioria de votos, o congresso decidiu que sim, a Venezuela deveria participar da guerra.
Quando a decisão do congresso foi comunicada ao ditador, Juan Vicente Gómez, ele teria perguntado:
– “Quem decidiu que a Venezuela participe da guerra?”
– “O congresso, excelência”
– “Mas quem exatamente?”
Então foi mostrada ao ditador uma lista dos congressistas que votaram a favor da participação venezuelana. E o ditador teria dito:
– “Está bem! Avisem a estes senhores, que eles tem minha permissão para ir a guerra”.
Uma reflexão sobre nossas decisões
É interessante observar que, normalmente, quem decide se um país participará ou não em uma guerra, não vai a guerra. Sentados em suas cômodas cadeiras de comandantes de estado, decidem entrar em uma guerra, mas nunca pegam uma arma nas mãos. Logo, soldados, que na maioria das vezes, não sabem ou não entendem os motivos da guerra, são enviados aos campos de batalha, para matar e morrer em nome do seu país.
Lembro então que eu também tomo decisões que tem impacto sobre a vida de outros. Não sou líder de um país e nem envio soldados a guerra. Mas isso não significa, que minhas decisões, não possam ter impacto sobre a vida de outros.
Nossas famílias, colegas de trabalho, clientes e amigos, são impactados por nossas decisões, desde as mais pequenas até as mais importantes. Posso decidir ter uma atitude negativa com eles, de pessimismo e reclamações e isso terá um impacto no seu dia. Mas também posso decidir exatamente o contrário, e ter uma atitude positiva, de otimismo e incentivo. Tenho o poder de impactar o meu entorno, com a decisão que venha a tomar.
Quando tenho um funcionário que há falhado no seu desempenho, posso demiti-lo ou orientá-lo melhor. Algumas vezes, a segunda opção demandará mais tempo e trabalho da minha parte, mas terá poderá ter impacto positivo na vida dele. Se minha esposa faz algo que não me agrada, posso reclamar e atacá-la com palavras, ou posso amá-la e demonstrar, com amor, que podemos fazer as coisas de um jeito diferente.
Todos os dias tomamos pequenas e grandes decisões que tem impacto na vida dos demais, e devemos estar sempre avaliando estas consequências.
Oração: Senhor, que minhas decisões tenham um impacto positivo na vida dos demais. Revela-me Senhor, impactos que minhas decisões tem na vida do meu próximo e que eu desconheço, para assim, fazer melhores escolhas. Amém.
Versículo base: “Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros”. (NVI) 1ª Coríntios 10:24