O idoso vendedor de rosas
Conta-se que certo jovem, herdeiro de uma grande empresa, conheceu uma linda garota e a convidou para sair. Em seu carro de luxo, passou na casa dela pontualmente, as 20 horas, como havia combinado. Caminho a um restaurante caro, parou no semáforo onde estava um idoso, vendedor de rosas.
– “Rosas para a senhorita?” Perguntou o idoso.
– “Quando por cada rosa, velho?”
– “São $ 5 cada uma, senhor!” Respondeu o idoso, com um sorriso.
– “Tenho aqui apenas $ 3. É pegar ou largar!” Ofertou o jovem!
– “Está bem senhor, aqui está sua rosa”.
Mais tarde, no luxuoso restaurante, quando chegou a conta, o valor era de $ 530.
O jovem, sem hesitar, pagou $ 600 e deu o troco ao garçom.
Foi quando a garota, que acompanhava o jovem, perguntou.
– “Você pechinchou uma rosa de $ 5 com um idoso, mas não se importou em pagar $ 530 neste restaurante luxuoso e ainda dar $ 70 de gorjeta ao garçom. Por que ser tão duro com um idoso pobre e necessitado e tão desprendido do seu dinheiro aqui no restaurante?”
O jovem, que não se intimidou com a pergunta, respondeu quase rindo:
– “O idoso não se importa em ser explorado. Na verdade, ele nem se dá conta“.
Ao que a garota respondeu:
– “Talvez o idoso não se de conta. Mas eu sim me dou conta do tipo de pessoa que você é. É do tipo exato que eu quero manter distância“.
Precisamos realmente ser seletivos em relação as pessoas com quem nos relacionamos. Uma frase muito verdadeira já dizia: “O melhor indicador do caráter de uma pessoa é como ela trata as pessoas que não podem lhe trazer benefício algum“. Observe como seus amigos, namorados (principalmente estes, pois ainda há tempo) ou colegas tratam as pessoas que não podem revidar. Isso lhe mostrará se são pessoas com quem andar ou não.
Finalmente, como bem disse Salomão: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.”
Oração: Senhor, quero ser seletivo na escolha dos meus amigos e relacionamentos. Não quero ser companheiro de tolos. Amém!
Versículo base: Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. (NVI) Provérbios 13:20