O grande mau da insatisfação
Existe um grande mau, que toma conta de todos nós em alguns momentos. É o mau da insatisfação. Não é com pouca frequência, que nos sentimos insatisfeitos com o que temos, somos ou conquistamos. A insatisfação muitas vezes é conosco mesmo, ou talvez, nossa insatisfação esteja em nosso entorno, com as pessoas que nos cercam e seu modo de ser ou de agir.
No texto de hoje, em 1 Timóteo, Paulo fala ao seu jovem discípulo, sobre uma grande verdade que é rejeitada pelo mundo, até por muitos cristãos e pregadores. “Tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos”.
As palavras de Paulo a Timóteo, não são citadas por muitos pregadores da prosperidade, que pregam o sucesso como uma condição obrigatória ao cristão, chegando ao ponto de, muitos deles, afirmarem que um cristão deve “exigir” de parte de Deus as riquezas. E isto não está de acordo com a Bíblia.
Nosso Deus, sem dúvida, quer abençoar-nos. Finalmente, Ele nos ama e tem planos espetaculares para nossa vida (Jeremias 29:11). Mas Ele espera ver em nós um coração satisfeito, sem importar o que temos ou não. “Nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar”. Logo, se busco a Deus apenas pelas riquezas, meu coração sempre estará insatisfeito.
O que fazer então? A resposta está no mesmo texto: “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.”
Oração: Senhor, eu escolho buscar a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. E decido estar satisfeito com o que tu me dás cada dia. Amém!
Versículo base: De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas. (NVI) 1 Timóteo 6:6-12