O fermento dos fariseus

Em Lucas no capitulo 12, Jesus faz uma importante advertência. Ele diz: “Cuidado com o fermento dos fariseus”. E o que é o fermento dos fariseus? O próprio Jesus responde: “a falsidade deles”.
O fermento tem um papel importante, especialmente na produção de pães e bolos, que é o papel de fazer a massa crescer. Logo, o fermento é aquilo que te impulsa, que te move, que te faz crescer. Mas se o teu fermento é a falsidade, tudo o que você é ou aparenta ser, é falso. Não há verdade em você.
E Jesus continua: “Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será conhecido. Assim tudo o que vocês disserem na escuridão será ouvido na luz do dia. E tudo o que disserem em segredo, dentro de um quarto fechado, será anunciado abertamente.“
Não há falsidade que não venha a ser conhecida. Não há engano que perdure para sempre. Pode ser até que a falsidade de alguém não seja conhecida nesta vida, mas diante de Deus ela será revelada. A Deus ninguém engana.
Oração: Senhor, tira de mim toda a falsidade. Que a hipocrisia não seja parte da minha vida e que eu possa ser transparante em todos os meus atos e pensamentos. Amém.
Versículo base: Milhares de pessoas se ajuntaram, de tal maneira que umas pisavam as outras. Então Jesus disse primeiro aos discípulos: — Cuidado com o fermento dos fariseus, isto é, com a falsidade deles. Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será conhecido. Assim tudo o que vocês disserem na escuridão será ouvido na luz do dia. E tudo o que disserem em segredo, dentro de um quarto fechado, será anunciado abertamente. (NTLH) Lucas 12:1-3