O meu espinho na carne

Em 2 Coríntios 12, dos versos 7 ao 9 encontramos um relato surpreendente de Paulo, fazendo referência a um espinho na sua carne, o qual pediu 3 vezes a Deus que o retirasse, pedido este negado pelo pai. A Bíblia não revela qual seria este espinho, sendo esta questão, um grande mistério até os dias de hoje. Seria uma doença? Um inimigo pessoal? A perseguição que sofria permanentemente? Nesta vida, nunca saberemos.
A grande verdade no entanto, é que o espinho na carne de Paulo cumpria um importante papel na sua vida: o mantinha humilde. A Paulo se havia revelado grandes coisas, suficientes para que ele pudesse considerar-se superior, por ter sido escolhido por Deus para conhece-las. Logo, ele entendia que “por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne” com o claro propósito de “impedir que eu me exaltasse“.
Da mesma forma, eu tenho um espinho na carne. Eu tenho algo em minha vida, que me desafia todos os dias, que exige o melhor de mim, mas que não poucas vezes acaba por tirar o pior do meu ser. Meu espinho na carne por vezes me faz pensar em renunciar a tudo, castiga minha alma, minha autoestima e meu amor próprio. Então, vou aos pés do meu Senhor clamar por sua misericórdia e escuto dele esta resposta: “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza“.
Se você tem um “espinho na carne“, não permita que ele o faça renunciar ao propósito para o qual foi chamado. Confie, que o poder do nosso Senhor se aperfeiçoa na sua fraqueza. Confie que a graça de Deus é suficiente. E siga avançando.
Oração: Senhor, eu te entrego mais uma vez nas tuas mãos o meu espinho na carne. Eu decido confiar em ti Senhor, de que tudo coopera para o meu bem, até mesmo, este espinho que me machuca, que me faz sentir insuficiente. Toma ele nas tuas mãos. Amém!
Versículo base: Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. (NVI) 2 Coríntios 12:7-9