O escudo da fé

Soldado medieval com seu escudo, espada e armadura.

“O escudo pode ser tão importante para vitória, quanto a espada ou a lança”. A frase é de Charles Darwin, uma das mentes mais brilhantes já conhecidas até hoje. E se bem, Charles Darwin se declarou ateu no ano de 1880, me atrevo a tomar sua frase para relaciona-la ao que a Bíblia diz.

De origem anglicana, Darwin queria ser sacerdote. No entanto, começou a perder fé a partir da sua relação com John Herschel, com quem foi gradualmente abdicando da fé para pensar apenas com a razão, sendo um ávido buscador de explicação para tudo. Em 1851, com a morte da sua pequena filha Annie, não retornou mais a igreja, e sucumbiu na fé. A declaração oficial do seu ateísmo veio por meio de uma carta escrita a seu advogado, Francis McDermott, onde declarou: “Lamento informar que não creio na Biblia como uma revelação divina e tampouco em Jesus Cristo como o filho de Deus”.

No entanto, como bem disse Darwin na sua frase ao inicio desta reflexão, o escudo é fundamental para uma vitória. Sem o escudo, podemos ser atingidos pelo inimigo. E Darwin definitivamente abandonou o escudo da fé, citado em Efésios 6. Quando perdeu a fé, Darwin ficou exposto aos ataques e mentiras do inimigo. E sucumbiu!

Ter fé não significa, jamais, abdicar da razão. Santo Agostinho disse: “A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe”. Existem momentos onde podemos e devemos fazer uso da razão. Em outros, no entanto, a fé deve preponderar. A razão nunca explicará a onisciência e onipresença de Deus. Nunca explicará a ressureição de Jesus Cristo. Também não explicará a vida eterna. Por isso, na guerra da vida, precisamos levar sempre o escudo da fé.

Leia também: O escudo da fé contra os dardos do Maligno

Oração: Senhor, não quero estar na guerra da vida sem o escudo da fé. Não quer ser atingido pelos dardos do inimigo, e sucumbir. Ajuda-me a perseverar na fé. Amém!

Versículo base: Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (NVI) Efésios 6:13-17


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *