O destino de todos é o mesmo
Há quase quatro séculos atrás, Galileu provou que dois corpos caem na mesma velocidade, sem importar o seu peso. Ou seja, uma pessoa de 150 kg cairá exatamente na mesma velocidade que um bebê de 5 kg. O peso ou o tamanho não tem qualquer influência na velocidade de queda.
A natureza, criada pelo nosso Senhor, é realmente incrível. E acredito que em cada detalhe, nosso Deus busca nos trazer ensinamentos que possam ser úteis a nossa vida. Neste exemplo, aqui trazido, entendo que o criador nos revela que todos somos iguais e sujeitos as mesmas leis do universo. Grandes ou pequenos, fortes ou fracos, gordos ou magros. Me faz ainda lembrar de Provérbios 22:2: “O rico e o pobre têm isto em comum: O Senhor é o Criador de ambos.”
Deus, pela sua soberania, permitiu que alguns pudessem nascer ricos e outros não. Mas isso não os faz diferentes. Paulo traz uma importante reflexão sobre isso em 1 Coríntios 4:7: “Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?” Se você é rico ou inteligente, foi presente de Deus e isso não te faz diferente do pobre e humilde. Se cair, cairá da mesma forma que qualquer outro cai.
Finalmente, Salomão em Eclesiastes 9, versos 2 e 3 pode finalmente entender: “O destino de todos é o mesmo“. Aqui, Salomão quer nos dizer que todos estamos sujeitos as mesmas questões desta vida terrenal: dor, morte, sofrimento, doenças, tristezas, queda. E em cada etapa da vida, vamos ter uma luta em particular. A sua luta hoje, não é unica. Você não está só. Todos estão lutando, apenas as lutas são diferentes. O grande e o pequeno caem na mesma velocidade, mesmo que de pontos e alturas diferentes.
Oração: Senhor, tenho hoje lutas que são diferentes das lutas de alguns anos atrás. E posso entender que as lutas fazem parte da vida e nos atingem a todos, grandes e pequenos, ricos e pobres. Ensina-me como encarar cada luta que venha a enfrentar. Amém!
Versículo base: Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los. Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: O destino de todos é o mesmo. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos. (NVI) Eclesiastes 9:2-3