O desejo do perverso é fazer o mal

Na ultima semana de fevereiro de 2022, o mundo foi surpreendido com o ataque russo a Ucrânia, iniciando um conflito que poderia ser o “estopim” para a terceira guerra mundial. E diferente da primeira e segunda guerra, hoje podemos acompanhar pela televisão e internet os detalhes atrozes da guerra. Entre tantas cenas que eu pude ver, uma delas me chamou muito a atenção. Foi quando um tanque russo, em um ato totalmente impossível de compreender, passou por cima de um carro civil ucraniano em movimento. O carro, conduzido por um idoso, não representava qualquer perigo ao soldado russo, que deliberadamente fez um movimento brusco para esmagar aquele inocente cidadão. Como por milagre, aparentemente o idoso sobreviveu.
Quando vi esta imagem, o primeiro pensamento que me veio a mente foi este: existem pessoas que apenas tem o desejo de matar e esperam ansiosamente a oportunidade para fazê-lo. Para estes (minoria, é verdade), um uniforme de soldado ou policial é o que precisam, para cometer seus assassinatos de maneira deliberada.
Lembrei então do versículo de Provérbios 21:10, que diz: “O desejo do perverso é fazer o mal; ele não tem dó do próximo.” O perverso é desprovido de toda dó ou piedade em relação ao seu próximo.
Por isso tenho muito cuidado com todo e qualquer discurso de ódio, sem importar a quem vá direcionado. Prefiro manter distância de toda e qualquer pessoa que deseja o mal, mesmo a um inimigo. Porque os inimigos são circunstanciais. Quem hoje é amigo, amanhã pode ser inimigo, depende do momento e das circunstâncias. E o perverso, que tem o desejo de fazer o mal, precisa apenas de uma “guerra” para justificar os seus atos.
Oração: Senhor, eu quero manter-me distanciado do perverso que deseja fazer o mal e que apenas precisa de um “uniforme” ou de uma “guerra” para faze-lo. Não permita que eu conviva no meio dele. Amém!
Versículo base: O desejo do perverso é fazer o mal; ele não tem dó do próximo. (NVI) Provérbios 21:10