O companheiro dos tolos acabará mal
Recentemente ocorreu o julgamento do caso Ronei Júnior, de grande repercussão no sul do Brasil. Ronei Junior, um adolescente de 17 anos, foi agredido por um grupo de pessoas e faleceu, no dia 01 de agosto de 2015. Acompanhando o julgamento, me chamou a atenção vários detalhes do ocorrido, mas o que mais me impactou foi a participação de outro jovem, chamado Peterson Patric Silveira Oliveira no acontecimento. Peterson, foi “chamado” para a briga porque um amigo seu estaria brigando. Peterson então, sem saber nenhum detalhe da briga como motivo, circunstância ou sem mesmo conhecer as pessoas com quem seu amigo estava brigando, chegou agredindo a Ronei Junior com golpes de garrafa em sua cabeça. Os golpes foram decisivos para a morte do jovem. Peterson foi condenado a mais de 35 anos de prisão.
Tudo aconteceu em aproximadamente 2 minutos. Estes 2 minutos foram suficientes para que um jovem de 17 anos terminasse morto e outros 10 jovens fossem condenados a mais de 30 anos de prisão. E qual era o motivo da briga? Uma suposta “rivalidade” entre as cidades de São Jerônimo e Charqueadas.
É fundamental, como pais, que entendamos a influencia que os amigos tem sobre a vida dos nossos filhos. Em especial na juventude ou adolescência, os jovens são muito suscetíveis aos estímulos de um grupo de amigo. Rivalidades sem fundamento, bebida, festas e logo, uma vida destruída em poucos minutos. A Bíblia nos avisa: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal,” Provérbios 13:20. Acabou mal para muitos naquele episodio.
Somos influenciados por nossos amigos. Somos moldados por eles. “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro“, Provérbios 27:17. Escolha bem os seus amigos e não ignore os amigos dos seus filhos. Aproxime-se, conheça-os e afaste seu filho dos tolos.
Oração: Senhor, quero escolher bem meus amigos e conhecer os amigos dos meus filhos, para livra-los dos tolos. Amém!
Versículo base: Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. (NVI) Provérbios 13:20